Todos conhecemos os três Reis Magos. Mas nem todos sabem a história de Artaban, o quarto mago, que passou a vida à procura de Jesus e só o encontrou quando Ele estava a ser crucificado. É uma lenda linda que nos revela uma criatura cheia de bondade e fé que também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas sempre chegava atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque encontrava pobres e miseráveis a precisar da sua ajuda.
Primeiro desencontrou-se de Melchior, Gaspar e Baltasar, porque lhe apareceu um homem meio morto no caminho, a quem o coração lhe pediu para ajudar.
Chegado a Belém, teve de comprar a vida de uma criança que estava para ser assassinada, às ordens de Herodes, dando ao soldado que a encontrara uma das pérolas que levava para oferecer ao Menino Jesus.
Sabendo que José e Maria tinham fugido para o Egipto, pôs-se a caminho mas Jesus já havia regressado a Nazaré. Quis ir lá adorá-lO mas um escravo ia ser levado à força para as galés e Artaban achou que era melhor oferecer-se para esse trabalho.
Depois de trinta anos de trabalhos forçados chega a Jerusalém. É tarde demais, o menino já se transformou em homem e está sendo crucificado naquele dia.
O rei havia comprado pérolas para Cristo, mas precisou vender quase todas para ajudar as pessoas que encontrou em seu caminho.
Sobrou apenas uma pérola – e o Rei Mago pensa com ela comprar a libertação de Jesus. Mas encontra uma mulher aflita a ser levada por uns homens. E salvou-a, oferendo uma pérola aos atacantes.
Agora já nada mais pode fazer. Nem uma pérola lhe resta para resgatar Jesus.
– Falhei a missão da minha vida – pensa o rei mago.
Mas neste momento, escuta uma voz: – Ao contrário do que pensas, tu estiveste comigo durante toda a tua vida. Eu estava a morrer e tu me resgataste. Tu me livraste da morte quando acudistes àquelas pessoas necessitadas. A tua caridade para com os pobrezinhos foi a melhor pérola que me podias dar. Muito obrigado por tantos presentes de amor!
É provável que esta história não passe de lenda. Mas revela-nos que todos podemos ser Reis Magos se vivermos em caridade para com os irmãos necessitados.
eu grito [poema 396]
-
grito para dentro e o eco faz-se na cabeça, percorre a espinha
e aloja-se no coração. Grito, berro, grito berros que são gritos
são um grito com milhares ...
Há 10 horas
11 comentários:
Trazes para aqui histórias muito engraçadas e com grande mensagem.
Nunca tinha ouvido falar deste 4.º rei. Será que existiu mesmo?
A caridade é a maior de todas as virtudes. Ela nunca acabará.
Passei para desejar Bom Ano.
Cristóvão
Neste dia em que recordamos os Magos, é bom estarmos atentos à estrela que nos deve guiar - a Palavra de Deus.
Uauuuuuuuuuuu! que lindo! Este texto fechou com chave de ouro o meu dia!
Tomara que nao seja lenda e que possamos definitivamente viver Jesus desta maneira diariamente!
beijo grande!
Tenho um post novo! Uma linda semana!
Sou cristão da Roménia e ná celebramos hoje a ceia do nosso Natal. Voces celebram os reis magos. De um modo e outro estamos unidos a Cristo menino.
Não é a primeira vez que leio, mas não me canso do que esta estória nos ensina...
beijos
Linda Estória...
tudo que e escrito que nus toca o coraçao vem de DEUS "'aparece na midia sutiulmente em forma de lendas; istorias, historias, hestorias,evangelho ,cartas mas na verdade estes relatos vem nus doutrinar muito
fiquei sabendo dessa estoria hoje
atraves de amigo, procurei saber mais informações e tive a sorte de ter encontrado esse site.gostei muito.
boa sorte WILSON - CUIABA-MT.
Thank you for the auspicious writeup. It if truth be told was once a amusement account
it. Look complex to far added agreeable from you! However, how could we keep up a correspondence?
Also visit my web site; MEDAL OF HONOR WARFIGHTER esp
Enviar um comentário