segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Gozar a vida

Já aqui referi o assunto. Em Londres e outras cidades, ateístas estão a usar autocarros com frases como esta: "Deus provavelmente não existe. Deixe de se preocupar e goze a vida".
Quanto à primeira parte da mensagem, deixo-a de lado, por agora. Vou fixar-me, só, no "goze a vida".
O apelo a gozar a vida está bem dentro do que pensa a maioria das pessoas. Mas será que as beneficia? E sobretudo à sociedade?!
Todos sabemos que a maioria da nossa gente – sobretudo os mais novos – anda à procura do que agrada e dá prazer e põe de lado o que pode provocar algum tipo de desconforto. Coisas como solidariedade para com os carenciados, amor desinteressado e até o trabalho podem admirar-se nos outros mas queremo-las longe de nós. O prazer é o objectivo supremo da vida.
Com facilidade se ouve criticar a política que permite que haja quase mil milhões de pessoas a passar fome no mundo ou que permite a miséria de tantas pessoas e, por outro lado, o esbanjamento e riqueza de uns tantos. Não será essa referida ganância e a respectiva pobreza provocada por políticas que visam apenas o próprio bem estar egoísta dos que têm o poder?
O apelo a "gozar a vida" num tempo de crise económica para tanta gente que não sabe como arranjar dinheiro para dar de comer à família ou pagar a renda ou prestação da casa não será "gozar" com os pobres e deserdados do mundo?!
Como é diferente a mensagem daqueles que não se ficam no seu conforto mas vão em ajuda dos que precisam! Ou daquelas instituições e comunidades que fazem apelo e organizam a solidariedade para com os carenciados! Ou como aqueles padres que são capazes de dizer nas suas igrejas que se houver alguém nas suas comunidades a passar fome que venha ter com eles, pois hão-de arranjar maneira de lhes valer!
Aqui está a diferença entre a moral destes referidos ateus e a dos homens de boa vontade que até podem nem ser muito religiosos.

6 comentários:

Em contra-corrente disse...

Gozar a vida é o sonho de muita gente. Mas será que dá a felicidade que todos ansiamos?

Maria João disse...

Quem escreveu esta frase deve achar que os cristão vivem carrancudos e muito infelizes.

Ainda não viram a felicidade de quem ama a Cristo e segue o Seu exemplo? Ainda não viram como carregamos a cruz mais facimente?

Enfim... resta-nos rezar por eles e por nós ... para que nunca venhamos a fazer o mesmo.


Unidos em oração

joaquim disse...

Eu acho que eles têm razão, só que não da maneira como eles querem!

Realmente devemos gozar a vida que é dom de Deus e foi para isso mesmo que Ele no-la deu, para a gozarmos, para a termos «em abundância».

E só a podemos ter «em abundância» se a vivermos com os outros e para os outros, nEle.

Abraço amigo em Cristo

Anónimo disse...

Antes de ler os comentários pensei escrever umas frases, mas ao lê-los, verifico que seriam as que o Joaquim disse. "tirou-me as palavras da boca"... Disse tudo. É isso mesmo.
FF

Marlene Maravilha disse...

"Conhecereis a Verdade, e ela vos libertará." Falta ao mundo conhecer Jesus e viver a vida abundante que Ele nos proporciona!
Entristeco-me com esta frase do onibus, mas sabemos que o mundo jaz no maligno, como diz a Palavra de Deus, e a quantidade de amor uns pelos outros é cada vez mais limitada.
Oremos pelo mundo e ajudemos os mais necessitados.
beijos e Deus te abencoe!

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny