segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Conselhos de Bill Gates

Eis alguns conselhos que um dos homens mais ricos do mundo – Bill Gates – deu aos alunos de uma escola secundária dos Estados Unidos. É um pequeno resumo do que disse àqueles jovens mas que pode servir também para alguns de nós, sobretudo os que se preparam para a vida activa. O homem da Microsoft quis chamar a atenção para o facto de a "pedagogia da vida fácil para as crianças" estar a criar uma geração de inadaptados, a falharem na vida.
1. A vida não é fácil. Habitua-te a esta ideia.
2. O mundo não se preocupa com a tua auto-estima. O mundo espera que faças alguma coisa de útil por ele, antes de te sentires bem contigo próprio.
3. Não ganharás 5.000 euros por mês, mal saias da Escola, nem serás vice-presidente de uma empresa, com carro e motorista à tua disposição, antes de teres conseguido comprar o teu próprio carro.
4. Se achas agora o teu professor exigente e duro, espera até teres um chefe. Ele nunca terá pena de ti.
5. Vender jornais velhos ou trabalhar durante as férias não te diminui socialmente. Os teus avós têm uma palavra diferente para chamar a isso: eles chamam-lhe "oportunidades".
6. Se fracassares, não atribuas a culpa aos teus pais. Aprende com os teus erros, em vez de te ficares só a lamentá-los.
7. Antes de nasceres, os teus pais não eram tão críticos como agora, depois de terem de pagar as tuas contas, lavar as tuas roupas e ouvir-te dizer que eles são "ridículos". Não julgues que vais salvar o mundo para a próxima geração, querendo corrigir os erros da geração dos teus pais. Tenta começar por limpar o teu próprio quarto.
8. A tua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Na escola, podes repetir algum ano, mas na vida real, se pisares o risco, podes ser despedido! Faz tudo certo logo à primeira vez.
9. A vida não se divide em semestres, nem terás verões livres. E é pouco provável que tenhas colegas a ajudar-te a cumprir as tarefas no final do período.
10. O que se vê na televisão não é a realidade da vida. Nesta, tens que deixar o bar e a discoteca para ir trabalhar.
11. Sê simpático mesmo com os colegas que julgas patetas. É muito possível que venhas a trabalhar para algum deles.

6 comentários:

Anónimo disse...

Este homem tem razão. Muitos só o verão tarde de mais.

Anónimo disse...

Dizes bem, Joaquim.
Agora é tudo lindo. Mas a vida é mais dura do que parece.

osátiro disse...

E começou com uma "empresa" artesanal numa garagem...
Só mesmo nos USA!

Anónimo disse...

Essa de os colegas patetas serem os futuros patrões dá que pensar. Mas parece ter acrtado no alvo, pois quem vai pelo caminho fácil não vai longe.

Catequista disse...

Excelentes conselhos e se me permite vou "roubá-los" para apresentar numa aula de Formação Cívica da minha Direcção de Turma. Infelizmente alguns alunos têm uma ideia da vida que em nada corresponde à realidade. Pensam que tudo será facilitismo, não aceitando um NÃO como resposta, mesmo quando essa é a melhor opção para eles no momento.

Quando puder passe no meu cantinho. Tem lá uma coisita à sua espera.

Beijos

joaquim disse...

Realmente o homem sabe do que fala.

Esta cultura de "facilitismo" em relação aos jovens vai-lhes dar muitos "amargos de boca".

Abraço amigo em Cristo