quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma mulher de armas


O Papa Bento XVI acaba de premiar a fundadora do canal católico EWTN, a Madre Angélica, com a Cruz de Honra. Esta medalha, conhecida oficialmente como "Pro Ecclesia et Pontifice" é a mais alta honra que o Santo Padre pode outorgar a leigos e religiosos.
Mas quem é esta mulher?
Podemos dizer que a sua infância atribulada tinha tudo para fazer dela uma marginal ou uma mulher traumatizada, pois o pai abandonou-a e foi criada na pobreza por uma mãe que padecia de depressão. Registada com o nome de Rita Antoinette Francis Rizzo, a futura Madre Angélica nasceu em Canton, Ohio, Estados Unidos, em 1923, e desde muito nova sofreu fortes dores abdominais que os médicos atribuíram a um problema dos nervos. O que é certo é que a oração acabou com essas dores.
Ao dar-se conta do poder da oração, Rita entregou a sua vida a Deus e entrou num mosteiro, com a esperança de passar toda a sua existência distante do mundo. Mas de repente, a fé de Rita levou-a a realizar obras incríveis, desde estabelecer um mosteiro no Alabama, até dar início à primeira cadeia católica de televisão por cabo.
Confiando unicamente na “Providência Divina”, a Madre Angélica construiu um império sem se preocupar com orçamentos nem campanhas de arrecadação de fundos, e conseguiu o que nem sequer os mais altos prelados da Igreja Católica tinham conseguido fazer.
A Madre Angélica tem actualmente 86 anos e pertence às Clarissas de Adoração Perpétua. Chegou a Alabama em 1961 e fundou o Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos. Em 1981 começou o canal católico Eternal Word Television Network (EWTN) na garagem do mosteiro que em 1999 teve que sr deslocado, dado o crescimento do canal de televisão.
Este canal EWTN tem já 28 anos, é visto em mais de 150 milhões de lares de 140 países. Com as suas transmissões via satélite, os seus serviços de rádio, o Web Site e o ramo de publicações, a EWTN é a maior rede de meios de comunicação católicos de todo o mundo.

5 comentários:

Contra a corrente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Em contra-corrente disse...

Parece impossível como esta mudar, que tinha tudo para ser uma infeliz, conseguiu esta obra tão singular.
Só a Fé é capaz de milagres destes.

Catia Gomes disse...

Sim é uma mulher que deixa uma obra. E num sector que não era de esperar numa Irmã religiosa conventual.
Mas o Espírito de Deus sopra onde quer e faz da fraqueza força.

Unknown disse...

Fiquei com vontade de ver pelo menos um programa deste canal...mas só tenho os 4 canais portugueses.
São de louvar estas obras que através de, ás vezes de quem menos esperamos dão fruto... e dá que pensar!

Joaquim Costa disse...

Ainda dizem que as mulheres são o sexo fraco!...
Muitas delas têm mais força do que se pode imaginar.