quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ajudemos quem ajuda


O Padre Manuel Pereira Cristóvão é um sacerdote de Coimbra que se tem dedicado aos mais pobres. Desde muito novo lhe conheci esta vocação. Natural da Freguesia de Pelmá, concelho de Alvaiázere, entrou no nosso Seminário de Coimbra em Outubro de 1956. Ordenado padre em 11-08-1974, fez parte da Equipa Pastoral de S. Martinho do Bispo, depois de se ter licenciado em Sociologia, em França.
Mas o seu sonho foi sempre dedicar-se ao serviço dos mais pobres. E por isso ofereceu-se para trabalhar na Obra do Gaiato, onde esteve bastantes anos.
Actualmente encontra-se em S. Tomé e Príncipe, na Paróquia de Santana, onde a pobreza não tem fim. E é dessa realidade nua e crua que nos dá conta em carta que nos enviou. Entre outras coisas, agradece a ajuda que a Diocese lhe fez chegar com parte do Contributo Quaresmal de 2008.
Mas, refere, “só a manutenção do Lar Betânia, o ano passado, custou dez mil euros... Se pudéssemos ter um grupo de 30 a 40 paróquias com condições de assumir o compromisso de, anualmente, partilharem connosco uns 300€, seria uma dor de cabeça a menos.”
E continua:
“Faz parte desta paróquia a Roça Água Izé, tão falada no livro Equador. Agora não tem nada de mítico, mas é um monte de ruínas, onde precisamos de muita imaginação para contemplar o seu antigo esplendor. No meio destas "ruínas" vivem mais de 1800 pessoas. A população infantil esmaga-nos. Existe um remendo de Jardim de Infância com duas salas onde se amontoam mais de 100 crianças... Uma escola primária e um 1.º ciclo, com salas sobrelotadas (cada sala chega a ter 50 crianças), frequentadas por 560 crianças. Existe também uma comunidade cristã que tem uma pequena capela, por vezes metade dos praticantes fica fora... Na catequese temos inscritas 210 crianças e jovens... Não temos uma única sala de catequese ou de reunião, só a capela. No fim da missa, bancos às costas e catequese ao ar livre debaixo de algumas árvores... mas aparece a chuva... e mais de metade do ano é tempo de chuva, sobretudo os meses de Outubro a Dezembro e Fevereiro a Maio...”
E o Padre Cristóvão fala-nos de um projecto que contempla um pequeno salão e três salas. E pede ajuda para concretizar este sonho.
“Caso possa aceitar este desafio, aqui está a forma de fazer chegar a sua contribuição: PT 50 0010 0000 1394 2610 0017 7 (BPI). Esta é uma conta dos Espiritanos para as dioceses de Angola e S. Tomé, por isso é necessário dizer que se destina à Paróquia de Santana – S. Tomé. Se possível, agradecia que me avisassem através do email mpcristovao35@gmail.com.”

15 comentários:

Anónimo disse...

Lembro-me dele desde a catequese, da nossa Freguesia de S. Martinho do Bispo.
Foi sempre um Homem muito humano.
Deus lhe dê saúde.
JC

Contra a corrente disse...

A Igreja tem pessoas formidáveis. mas nem todas são assim. E é pena.

Sandra Gomes disse...

Não conheço. mas como ele há muitos homens e mulheres que deixam tudo para ajudar os outros.

Tó Zé disse...

O seu rosto não engana.
Vê-se que é um homem que se dá aos outros e vive com dificuldades.
Deus o compensará.

Anónimo disse...

Lembo-me dos seus traços faciais. Só que era mais novo e ainda de cabelo mais preto quando a única vez que o vi ao vivo há uns anos na Casa do Gaiato do Tojal, que, mantendo o nome, já não é Obra da Rua. Há relativamente pouco tempo, uns 2 anos? o seu colega Idalino também falou dele - e aí eu soube por onde ele andava - e para o mesmo efeito.Onde quer que esteja que Deus abençoe o seu trabalho.
FF

Anónimo disse...

Achas que estes padres trabalham de graça?
Enganas-te. Eles vivem às custas de nós

Ver para crer disse...

Este anónimo deve ser um grande amigo dos pobres!!!
Pelo menos de garganta.
Pois nem sabe que há milhares de pessoas que deixam o conforto do seu país e vão para meios muito difíceis viver com os pobres.
Não há maior solidariedade do que comp+artilhar a vida dos outros...

Anónimo disse...

É bom ver pessoas a fazer o bem e os homens da igreja são especializados nisso. É pena que todo o bem tem um preço.

AS

Anónimo disse...

Linda pétala de rosa,
Linda pétala de flor,
Que abrigas com tanto amor
A gota meiga do orvalho,
Caida de qualquer galho,
É como o teu coração
Que abriga assim com ternura,
Toda e qualquer criatura
Que te estenda a sua mão...

Admiradora

Anónimo disse...

Que este dia seja muito feliz. Parabéns por mais um aniversário. Saúde, paz e alegria é o que desejamos. Obrigado por tudo o que fez pelo Casa do Gaiato de Sto Antão do Tojal. Temos muitas saudades.

MAC

Zézinho disse...

As saudades são muitas. O que pricurei por si. Finalmente encontrei e já sei que está muito longe, espero que tenha muita sorte aí em S. Tomé, que faça desses meninos;homens como me fez a mim.Aqui fica o meu mail josebatista75@gmail.com ou o meu telemóvel +351918554863. Um grande abraço e que Deus o abençoe. Zézinho

Edgar Carvalho disse...

Um grande homem! Conheci padre cristovao no dia 13 de Janeiro de 1993, quando meus pais me deixaram na Casa do Gaiato de Lisboa, ou Tojal como era conhecida. E la eu vivi com essa pessoa maravilhosa durante mais de 13 anos, ate os ultimos dias de seu trabalho naquela casa, nossa casa. Por varios anos o procurei, e dou gracas a deus por hoje saber aonde ele esta! E sei que ele conseguira cumprir a tarefa que Deus lhe deu! Quem conhece a Obra da Rua, sabe que a Casa do Gaiato de Lisboa, é, ou foi no seu tempo, de todas a mais bonita, a mais organizada, e tudo se deve a essa pessoa que muitos conhecem e valorizao! Sou alguem gracas a ele, pois foi e é como um pai para mim! Saudades do senhor, e sei que um dia Deus ira lhe dar a recompensa merecida! Abracos e tudo de bom para voce!

madalena disse...

Padre Cristóvão! Não o vejo há mais de 25 anos.
Fez parte da minha juventude, em S. Martinho do Bispo. Sempre uma grande alma. Um Padre à frente do seu tempo.
Foi ele quem me casou. Muito o procurei para as bodas de prata, mas não o encontrei.
Folgo em saber que está a realizar tão grande missão.
Que Deus o continue a abençoar.

madalena disse...

Padre Cristóvão! Não o vejo há mais de 25 anos.
Fez parte da minha juventude, em S. Martinho do Bispo. Sempre uma grande alma. Um Padre à frente do seu tempo.
Foi ele quem me casou. Muito o procurei para as bodas de prata, mas não o encontrei.
Folgo em saber que está a realizar tão grande missão.
Que Deus o continue a abençoar.

Jorge Santos disse...

Ainda hoje estive com o padre Jorge Arcanjo em Chão de Couce que me falou no padre Manuel Cristóvão que foi professor dele. Sabia que tinha ido para Africa mas nao sabia em que local estava. Por acaso estive de ferfér em São Tomé ha 3 anos atrás e se eu soubesse teria o ido visitar. Em todo o caso desejo lhe muitas felicidades na sua missão. Abraço