MISSA DO GALO
-
.
.
Sentado no banco da igreja espero o início da celebração da Missa do Galo.
A curiosidade leva-me a pensar neste nome de Missa do Galo e o que...
Há 21 horas
| A coragem de uma
mãe
Li a história no Expresso de há dias. E procurei mais pormenores na internet. Susana Trimarco sofreu uma reviravolta há dez anos. Em 3 de abril de 2002, a sua filha, María de los Ángeles Verón, desapareceu em San Miguel de Tucumán, capital da província argentina de mesmo nome. Marita, como era conhecida, foi sequestrada na rua quando ia ao ginecologista. Tinha 23 anos e deixou uma filha de 3. Chegou a ser vista em duas casas de prostituição da província de La Rioja, mas a polícia desconhece o seu paradeiro. Após uma notícia na rádio, alguém os contactou para dizer que tinha visto Marita num bordel. Trimarco chamou a polícia, mas quando lá chegaram a filha já lá não estava. Segundo parece, alguém tinha avisado os proxenetas. |
Sempre me impressionou o testemunho de fé de algumas pessoas. Sobretudo quando, sujeitas a grande sofrimento e em risco de morte prematura, não esquecem que a morte é passagem para Deus.
O ex-ateu Antony Flew, que faleceu em 2010 aos 87 anos, era conhecido por seu activismo contra a fé. Entre os ateus, era considerado o “Papa dos ateus” e muitos estudiosos e filósofos gostam de ilustrar sua influência comparando-o a Richard Dawkins, o mais famoso ateu da actualidade, dizendo que ele foi no século XX, o que o famoso ateu inglês é hoje para os ateus: um símbolo.
Ontem como hoje há um sem-número de pessoas que desejam conhecer Jesus, como aqueles gregos do Evangelho de hoje. Na Europa e nos países de tradição cristã a grande parte das pessoas podem achar que já o conhecem suficientemente, embora isso poucas vezes seja realidade. Há muita gente que o procura apenas por interesse egoísta mas não pratica os seus mandamentos.
O episódio do Evangelho que é lido neste 3.º Domingo da Quaresma pode mesmo escandalizar alguns mais pacifistas. Ao chegar ao Templo de Jerusalém e se deparar com a quantidade de vendedores que ali comercializavam mercadorias, Jesus toma um chicote e expulsa os vendedores daquele local sagrado.
Hoje apresentamos o testemunho de um homem que viveu na rua mais de 20 anos e desde 1991 ajuda os seus ex-colegas a sair desse inferno.
O boletim “Bellavista” dos antigos Jesuítas de Vigo deu a conhecer o emocionante Testamento do espanhol José Luis Martín Vigil, que abandonou, há muitos anos, a Companhia de Jesus e se tornou num famoso escritor. Eis o seu teor: