terça-feira, 11 de maio de 2010

Papa em Portugal

O Papa Bento XVI está a efectuar uma visita a Portugal. Para além de Lisboa e Porto, Sua Santidade deslocar-se-á ao Santuário Mariano de Fátima, onde presidirá às cerimónias religiosas de 13 de Maio.
Esta visita será a quinta deslocação de um Papa a Portugal. A primeira deslocação foi efectuada por Paulo VI, a 13 de Maio de 1967, para assinalar os 50 anos das primeiras aparições. Na altura, e decerto para mostrar o desagrado do Vaticano para com o regime político português de então, Paulo VI deslocou-se unicamente a Fátima, tendo o avião da Alitália que o transportou aterrado na base de Monte Real.
João Paulo II efectuou três deslocações a Fátima, integradas em visitas a Portugal. A primeira foi a 13 de Maio de 1982 e destinava-se sobretudo a agradecer a Nossa Senhora a protecção que lhe concedeu no atentado de que fora vítima no ano anterior, a 13 de Maio, em plena Praça de São Pedro. A segunda viagem ocorreu a 13 de Maio de 1991, para assinalar mais um aniversário das aparições. A terceira e última viagem, a 13 de Maio de 2000, em pleno Ano Jubilar, teve como objectivo presidir à cerimónia de beatificação de Francisco e Jacinta, dois dos pastorinhos que presenciaram as aparições em 1917.
São poucos os países que se podem orgulhar de ter tido cinco visitas de um Papa. Isto mostra a importância que o nosso país tem – e sobretudo Fátima – no coração dos Chefes da Igreja. E D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, acredita que haverá resposta positiva dos portugueses a este sentimento papal
“Creio que é um momento de grande alegria e estou plenamente convencido de que será uma ocasião de festa”, assinala o referido Prelado.
“Queremos caminhar com o Papa e sabemos que ele quer caminhar connosco, particularmente na área da missão da Igreja, que tem de ser desempenhada com autenticidade, com verdade, com responsabilidade”, prossegue.
Neste tempo de crise, esperamos que a vinda de Bento XVI traga as bênçãos de Deus para todos, sobretudo para os que mais sofrem.

4 comentários:

Joaquim Costa disse...

Seja bem-vindo!

Daniela Moreira disse...

Viva o Papa!!! O representante de Cristo na terra.

Anónimo disse...

Viva!
Viva!
Ee é o nosso Guia e Mestre.

Anónimo disse...

Troxe-nos muita alegria e responsabilidade.
FF