sábado, 15 de maio de 2010

O valor da Família


Hoje celebra-se o Dia Mundial da Família.
A família sempre teve um papel fundamental no bem-estar dos povos e dos indivíduos. E hoje o seu papel continua a ser essencial mas é mais difícil. É que apareceram outros educadores e os pais por vezes não têm tempo ou acham que os outros podem substituí-los. O certo é que os problemas agravaram-se e o acento tónico na realização individual secundarizou o bem-estar da família.
No mundo de hoje, muitas famílias são atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma ideia que passa pela cabeça de muita gente e que, em muitos casos, se torna uma realidade.
Muitos esposos abandonam a família por dá cá aquela palha. Muitos pais facilmente fogem aos deveres de educar e preparar seus filhos para a vida, perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes.
Pelo que se vê, é bem verdade o que diz a Bíblia:
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

6 comentários:

contraacorrente1@sapo.pt disse...

Lar, doce lar! Às vezes as relações de convivência estão mais próximas do vinagre que do açúcar e do afecto.

No entanto, existem algumas formas de se preservar o afecto, a alegria e a satisfação nas relações mais difíceis:
o amor,a tolerância e o perdão.

Monica Santos disse...

«Cinco passos para viver feliz em família:

Passo 1: Conhecer a importância da família.

Passo 2: Analisar meu conjunto de Valores. Uma vez que se tenha aceitado a importância de viver os valores, deve-se analisar claramente quais valores são a base da sua vida.


Passo 3: O "Plano-mestre". Agora que já conhece teus valores, tuas fraquezas e o que deseja ser, torna-se necessário o uso de uma agenda. Qualquer uma será útil (de escritório, de bolso, eletrônica - um Palm Top será ideal para isto). Em outra folha, estabeleça três bases de tempo: anual, mensal e diária. Na anual, escreva o que espera alcançar em um ano. Os valores concretos que deseja alcançar (inclua os que você já vive e os que deseja viver). Divida esta lista em uma base de tempo mensal, fixando um mês para cada atividade. Na diária, faça uma lista com o título "O que vivo e devo reforçar" e outra "O que me falta". Em tua agenda, estabeleça uma meta concreta diária (pequena, mas significativa) de valores que irá reforçar e que quer viver. Uma meta concreta diária pode ser "Falar com João por telefone", para fortalecer o valor da amizade (talvez tenha meses que não liga para alguma pessoa), ou pode estabelecer "Ajudar alguém pobre", para fortalecer ou criar a generosidade. Faça para o primeiro mês (ou seja, o mês em que você está). A cada mês deve revisar o teu "plano-mestre", estabelecer os valores de acordo com sua atividade diária e fazer uma reflexão sobre os resultados. Se, por algum motivo, não tenha ido bem em um determinado mês, não se preocupe, coloque-o novamente em teu plano diário e analise porque não pôde cumpri-lo. Reflita sobre as razões que te impediram (falta de tempo, falta de constância, esquecimento, etc.) e estabeleça meios para que isto não ocorra de novo. Aqui, o importante é que esteja avançando, mesmo que a passos curtos.

Passo 4: O exame diário. Se deseja viver realmente os valores, durante uma parte do dia (pode ser à tarde ou à noite - se for à noite, certifique-se de não estar muito cansado) reserve 10 minutos para refletir. Deve pensar em como foi o dia, se está cumprindo tua meta (ou metas) diária, o que te falta para fazer e o que já fez. Este exame é vital, se não o fizer todo o sistema para viver os valores irá se perdendo até que se esquecerá dele. O exame te permite duas coisas: analisar de maneira realista e rápida que resultados tem obtido, e te dá propósitos concretos para fazer algo e viver teus valores.

Passo 5: Manutenção. A cada mês, revise teus valores, revise o que aprendeu, pense como tem ido em teus exames diários. Melhorou? Piorou? Houve um grande avanço? O fundamental neste sistema é a constância. Se fizer o teu "plano-mestre" e estabelecer tuas prioridades mas não as viver, não fizer o exame e não seguir teus propósitos concretos, então em quinze dias terá esquecido de tudo. Se realmente quiser viver os valores deve cumprir os propósitos. Este guia está feito de tal maneira que lhe permite analisar e elaborar metas de maneira ordenada, e pequenas ações para alcançá-las. É melhor fazer uma pequena ação todos os dias do que grandes ações raramente. Teu guia é pessoal, no entanto, não duvide em compartilhar com outros amigos, e especialmente, que alguém de confiança te ajude a estabelecer os valores que seriam melhores para você, porque às vezes perdemos a perspectiva de nós mesmos ou temos defeitos que simplesmente não vemos.»

Visto em:
http://www.acidigital.com/familia/cincopassos.htm

Caros Amigos disse...

Hoje muitos jovens têm medo do casamento. Juntam-se e seja o que Deus quiser.
Mau começo!...

Anónimo disse...

E que mal tem isso?!

Anónimo disse...

Não é fácil a vida de família.É constituida na base de duas pessoas diferentes, e o amor não anula as diferenças. É precisa muita humildade, muita renúncia ao "eu" de cada um, é preciso saber perdoar e querer, de verdade, o bem do outro. Há muitos momentos em que amar o outro tem de ser um acto de vontade forte. Mas, ou por isso mesmo, perante todas as exigências que este estado de vida comporta, a felicidade é possível, porque sabemos que não estamos sós.
FF.

Anónimo disse...

uma família,hoje em dia,já não é como antes....Em q ponto chegamos?Onde está o respeito cm o próximo?Vamos ver se vai melhorar daqui p frente.Omundo está muito diversificado e cm ele as pessoas vão querendo mudar tbm!!!!