sábado, 24 de abril de 2010

Judeu defende Pio XII


Chama-se Gary Krupp, tem 62 anos, e tornou-se com o rabi David G. Dalin uma das mais destacadas figuras da comunidade judaica, a entender que Eugenio Pacelli, futuro Pio XII, trabalhou de forma activa, ainda que discretamente, para salvar muitos judeus perseguidos pelo regime nazi. Começou por ver em Pio XII uma figura detestável por não ter ajudado os judeus durante a II Guerra Mundial. Hoje, é um dos maiores defensores daquele que um livro nos anos 90 classificou como o "Papa de Hitler".
Há seis anos que se dedica a reunir materiais que refutem as acusações de que Pio XII é alvo. Para este judeu americano, o Papa Pacelli "foi o maior herói da II Guerra Mundial"
Perspectiva partilhada pelo professor de história americana e judaica, além do rabi David G. Dilan, que defende ter Pio XII salvo "quase 85% dos judeus" que viviam em Itália. Para Dalin, é importante ter presente que "muitos judeus famosos – Albert Einstein, Golda Meir, Moshe Sharett [2.º chefe do Governo de Israel], Isaac Herzog [principal rabi dos judeus asquenazes entre 1937 e 1959] e outros expressaram publicamente a gratidão a Pio XII".

3 comentários:

Em contra-corrente disse...

Há quem viva só para criticar os outros que fazem alguma coisa.
Quem fez mais para salvar os judeus é que tem direito de o criticar.

Joaquim Costa disse...

É de louvar que ainda haja pessoas que pôem a verdade acima dos interesses de credo ou raça.
Pelo que se vê, este é um deles.

Joaquim Costa disse...

É de louvar que ainda haja pessoas que pôem a verdade acima dos interesses de credo ou raça.
Pelo que se vê, este é um deles.