quinta-feira, 15 de abril de 2010

Esperança cura drogas


O padre franciscano Hans Stapel é um sacerdote que já muita gente conhece pela sua obra de tratamento e cura de drogados – a Fazenda da Esperança. Incansável, actua numa batalha árdua, desde 1983, quando criou um dos projectos mais respeitados de recuperação de dependentes de drogas, com unidades no Brasil e em mais outros 11 países do mundo. Quando há dois anos o Papa foi ao Brasil, quis ver com os seus próprios olhos e de alguma maneira enaltecer este trabalho persistente daquele padre.
O êxito da cura é de 84% e alcança-se sem drogas de substituição e sem a mediação de psicólogos. A descoberta do amor de Deus faz milagres. Assim as Fazendas converteram-se em centros de fraternidade e de evangelização.
Tudo começou quando este homem, na altura ainda jovem e apenas como voluntário católico, esteve na guerra do Biafra a participar na distribuição de alimentos e remédios.
Ao ver tanta injustiça e destruição, veio-lhe a vontade de pegar numa arma e resolver as situações com a violência. Foi a Palavra de Deus que mudou radicalmente a sua vida. Tornou-se sacerdote e, no Brasil, deu início a esta obra.
Quando chegou a Guarantiguetá só tinha uma ideia na cabeça: viver o Evangelho. Na sua oração rezava: «Tu sabes, Senhor, que eu não sei o que é ser pároco. O pároco desta terra serás Tu. Eu ajudarei como puder».
O Padre Hans Stapel começou por acolher a cada pessoa como se fosse a única que tinha de amar naquele momento.
E o caso que primeiro o preocupou foi o de uma jovem grávida que lhe pediu ajuda. Não tinha que comer nem onde ficar. O padre acolheu-a e arranjou-lhe uma família para criar a criança. Depois apareceram drogados que precisavam de quem deles cuidasse. E pouco a pouco foi nascendo uma obra que hoje tem projecção mesmo em alguns países da Europa. E já recuperou cerca de 15 mil pessoas.

6 comentários:

Anónimo disse...

"O pároco desta terra, serás Tu. Eu ajudarei como puder."
É isso. Ele é que faz, nós somos apenas instrumentos. Ele quer que sejamos instrumentos dóceis para Ele agir como é melhor.
FF.

Caros Amigos disse...

Enquanto a comunicação social vai atacando os padres em geral por alguns (poucos) se comportarem criminosamente com crianças ou adolescentes, muitos sacerdotes dão o seu melhor a ajudar crianças, jovens e adultos com problemas de toda a ordem.
Quem faz justiça a estes padres?!

Anónimo disse...

Ao "caros Amigos" e a outros quaisquer:
O espaço na NET "Papa Bento XVI em Portugal", no campo "recortes", tem muitas e boas reflexões sobre o assunto, dos mais variados quadrantes, que me surpreendem pela positiva. Ainda há muito e bom discernimento.
FF.

Ver para crer disse...

Obrigado, FF.
Para os nossos leitores deixo o endereço do site que referes e que eu mesmo não conhecia:
http://www.bentoxviportugal.pt/recortes.asp
O mundo tem muito joio mas também não podemos deixar de ver o trigo.
Um abraço a todos.

Joaquim Costa disse...

Há pessoas que sobressaiem no seu bem-fazer. Este é um dos casos. E com este muitos milhares de outros. Graças a Deus!

Anónimo disse...

A primeira casa da Fazenda da Esperança em Portugal vai nascer no Maçal do Chão, Celorico da Beira. www.fazendadaesperancamacaldochao.blogspot.com
Ajude a nascer a esperança! E também em Portugal muitos jovens poderão encontrar uma nova vida graças a esta obra que o Frei Hans iniciou à 27 anos no Brasil