sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Vicentinos em Festa


A Sociedade São Vicente de Paulo, conhecida como Obra dos Vicentinos, está em festa, pois celebra este ano os 150 anos da sua chegada a Portugal. Este é um movimento católico e internacional, fundado em Paris em 1833 por Frederico Ozanam. Esta sociedade inspirou-se no pensamento de S. Vicente de Paula (nascido a 1581 em Paris e falecido em1660).
Inspirado pelo seu amor a Deus e aos pobres, Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de caridade. A sua própria vida foi uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus.
Trazida para Portugal há 150 anos, A Sociedade de S. Vicente de Paula tem confortado e ajudado materialmente muita gente. Nenhuma obra de caridade é estranha aos Vicentinos. Sua acção compreende qualquer forma de ajuda, por contacto pessoal, no sentido de aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem, levando a sua ajuda a quantos dela precisarem, independentemente de raça, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social.
O seu trabalho é a própria mensagem do evangelho em acção: “Eu estava com fome, eu estava com sede, eu era estrangeiro, eu estava doente, eu estava na prisão... e cuidaste de mim”. Mt 25,35s.
Os vicentinos organizam-se em grupos, tradicionalmente chamados conferências, que se reúnem com frequência e estão unidos por meio de conselhos, de escalão local, regional, nacional e mundial. Visitam os seus assistidos nas suas casas e também nos hospitais, asilos, prisões ou onde estiverem, como se fossem um membro da família. A todos levam o pão e uma palavra amiga.
Conheço esta Obra desde há muitos anos, tendo mesmo sido vicentino, e sei por experiência própria o bem que faz.
Estão de parabéns todos os que com ela colaboram.

5 comentários:

Em contra-corrente disse...

A Igreja Católica tem uma obra de assistência à pobreza que diz bem dos seus objectivos.
Quem se lhe pode comparar?

Anónimo disse...

Sim, não pode ser só fazer mal.

Em contra-corrente disse...

Mas que mal te fez a Igreja, homem?!
Porque estás de pé atrás para tudo o que ela faz?
Não vês que, por exemplo, se não fosse ela os doentes psíquicos morriam abandonados. Ou sendo um peso para a família?
E tanto outro bem que ela faz!...

Ver para crer disse...

Digam o que disserem, não há outra instituição que mais tenha feito no mundo pelos pobres.Posso até dizer que foi a primeira a institucionalizar a assistência aos desvalidos da sorte.

Olívia Mendes disse...

Tudo o que seja para ajudar os pobres é benvindo.
E louvores a quem o faz.