sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Escolas católicas


Os colégios católicos figuram entre as melhores escolas da tabela de 2009 elaborada pelo Diário de Notícias. Entre as dez escolas com melhores notas nos exames nacionais estão sete colégios católicos. Disciplina, exigência e desenvolvimento integral da criança são as fórmulas comuns a todos estes colégios.
No Colégio de S. José de Coimbra, o corpo docente é sujeito a acções de formação sistemáticas. Mas na origem do sucesso está também uma liderança forte, estável, que permite garantir a continuidade do projecto educativo, reconhece a irmã Maria da Glória Cordeiro, directora desta casa da Congregação de S. José de Cluny.
A matriz religiosa influencia a formação integral que se quer para cada criança, reconhece abertamente. Há orações no início das aulas, celebrações, facultativas ou obrigatórias, aulas de religião, catequese e preparação para a confissão ou a primeira comunhão. O acompanhamento próximo dos estudantes e a coordenação com os pais é outra explicação para os bons resultados.
Para garantir o aproveitamento escolar, os professores destes colégios católicos têm horas para dúvidas e dão apoio personalizado. Muitos alunos complementam o estudo com explicações. No secundário assume-se uma preparação séria para os exames nacionais e o trabalho, já intensivo, é reforçado. Em Coimbra, há dias inteiros só de revisões e os resultados estão à vista. Em 975 alunos, houve três retenções.

4 comentários:

Caros Amigos disse...

Até nisso a religião ajuda!

Anónimo disse...

É bom saber que Coimbra continua a ser uma lição.
Estou na França mas não esqueço a minha cidade.

Olivia Gomes disse...

Força gente!
´Prá frente é que é o caminho...

Maria Feliciana Cardoso disse...

Eu fui aluna de um Colégio (de Torres Novas e, de facto, a diferença privado/público é imensa e "dramática", porque no Colégio trabalha-se imenso, os alunos são bem preparados e, acima de tudo, bem formados para a Vida. De tudo o que lá vivi (bom e menos bom) há uma pessoa que destaco, a Irmã Maria da Glória Cordeiro que, numa palavra, é fantástica. Uma grande Mulher e uma grande formadora. Não tenho dúvidas em dizer que o que sou hoje devo-o à congregação e em grande medida a esta Irmã. O meu muito obrigado.
Nini