quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Portuguesa é mulher do ano


Pelo Natal de 2007, trouxe aos meus leitores a notícia de que uma hospedeira portuguesa estava a fazer no Bangladesh uma obra extraordinária de apoio a crianças desprotegidas.
Agora essa mesma rapariga, Maria do Céu da Conceição, de 32 anos, acaba de ser escolhida como Mulher do Ano dos Emiratos Árabes Unidos, onde vive.
Esta hospedeira, numa das suas viagens em serviço, deparou-se com a miséria no Bangladesh e não conseguiu ficar indiferente. Criou, então, uma ONG (Organização Não Governamental) para ajudar as famílias carenciadas de Dhaka , uma cidade do Bangladesh. O seu projecto – "DHAKA project" – cedo começou a dar frutos ensinando crianças, ajudando as famílias através de vacinação, cuidados de higiene e alimentação, e ministrando ofícios a homens e mulheres.
Esta portuguesa é uma mulher com uma força incrível, patente nas imagens que mostram o seu esforço diário para ajudar aquela população. Com o seu ordenado como hospedeira, e muitas outras ajudas que constantemente pede, consegue pagar a muitos funcionários. principalmente os mais jovens, por uma vida melhor.
Maria, como é conhecida, estava nomeada na categoria de Humanitária do Ano pela criação em 2005 do “Projecto Dhaka”, mas acabou por vencer também o galardão principal, tendo sido escolhida, entre 19 finalistas, Mulher do Ano nos Emirados Árabes Unidos.
Mais importante que os dois troféus que levou para casa, revela a jovem portuguesa, é a visibilidade que a distinção traz para as suas causas. "Esta distinção dá-nos visibilidade, ajuda a captar patrocínios e vai permitir dar novas asas aos projectos. Estavam mais de 400 pessoas na gala, da alta sociedade dos Emirartos àrabes e, no final, muitos vieram falar comigo para apoiar a minha acção humanitária. São pessoas com muito dinheiro, que, se quiserem, podem ajudar a fazer uma grande diferença".
Com o impulso conseguido com a distinção, Maria ambiciona agora abrir um orfanato no Brasil - que quer baptizar de Flora em homenagem a uma patrocinadora que faleceu recentemente - e criar outras iniciativas que possam "mudar o mundo das crianças”

5 comentários:

Joaquim Costa disse...

Pessoas destas são muito necessárias no nosso mundo cheio de pobreza e maldade.
Não nos cansaremos de louvar mulheres como esta.

Olívia Gomes disse...

Dizes bem, Joaquim.Pessoas assim são luz para estes tempos de escuridão.

P. Orlando Henriques disse...

É uma verdadeira "mulher das arábias"!
E é portuguesa. Porque é que entre os portugueses em geral esta força incrível parece estar distante? Quantas vezes somos travados pelo conformismo...

Joaquim Costa disse...

Mulher das arábias, sim, Orlando.
Mas como é possível haver pessoas assim?

Em contra-corrente disse...

Não sei se ela é religisa ou não. Mas por detrás estará a sua educação cristã, pois o cristianismo é que trouxe esta mentalidade de ajudar todos os que precisam.