quarta-feira, 1 de julho de 2009

Portugal tem 4000 padres



A Igreja Católica tem em Portugal cerca de quatro mil sacerdotes distribuídos pelas 21 dioceses, de acordo com os últimos dados oficiais disponíveis, que se referem a 2006.
Segundo a última edição do Anuário Católico de Portugal, de Abril deste ano, mas com dados referentes a 31 de Dezembro de 2006, a Igreja Católica portuguesa tem 49 bispos, dos quais 21 são diocesanos (incluindo o Ordinário Castrense), 19 são eméritos (já ultrapassaram os 75 anos de idade), oito auxiliares e um coadjutor.
Em 2006 havia 2 894 sacerdotes diocesanos (pertencentes a dioceses) e 1 052 religiosos (ligados a ordens religiosas), uma quebra de 8,4 por cento face ao ano 2000, mas mesmo assim apenas 20 das 4.366 paróquias católicas existentes em Portugal estavam sem padre, entregues a diáconos, religiosas ou leigos.


4 comentários:

Anónimo disse...

Ih! Tantos?! E ainda dizem que não há padres...

Anónimo disse...

Há padres e bastantes (bastantes com o significado de suficientes), alguns que se matam a trabalhar no seu ministério, outros que por ventura estarão ocupados com outras coisas, para que não foram ordenados...
Ser Padre é exigente, e, humanamente falando, pouco gratificante, mas não foi para issa gratificação que eles aceitaram esta missão.Hoje, para ser padre, como sempre, aliás, exige uma entrega plena. FF.

Caros Amigos disse...

Pena que as mulheres não possam ser ordenadas.
Se isso fosse permitido, não faltariam sacerdotes.

jammarques disse...

Caros Amigos:
nesta matéria ,excepcionalmente,sou francamente sexista...
para praga já bastam eles...e são uma multidão pavorosa.

Estava "crente"que eram menos, o que sempre seria muitos,já que NENHUM é o desejável,caros amigos.