segunda-feira, 27 de julho de 2009


Os números do anuário da Igreja católica coreana, publicado pela Conferência Episcopal, revelam que, até ao dia 31 de Dezembro de 2008, os católicos ultrapassaram os cinco milhões, ou seja 9,9 por cento da população.
Em 2008 realizaram-se 130 mil novos baptismos. Por dioceses, em Seul celebraram-se 32.124 baptismos, em Suwon 18.411 e em Incheon 10.275. Curiosamente, as capelanias militares registaram 28.213 baptismos, na maioria de jovens soldados. Quanto aos grupos etários, a maioria dos novos católicos masculinos estão na faixa dos vinte anos (18.9por cento), seguida pela faixa dos 40 anos. No caso das mulheres, a maioria das que receberam o baptismo estão na faixa dos 40 e 50 anos.
Em 2007, as paróquias eram 1.543, tendo registado um aumento de 32, em 2008. Em 1908 havia somente 50 paróquias em toda a Coreia; em 1976 eram já 500 e em 1997 eram 1.017. Há cerca de três anos, a percentagem de católicos não chegava a oito por cento. O aumento é fruto do empenhamento dos fiéis, que se comprometem na missão de trazer mais pessoas à Igreja. Os fiéis coreanos são extremamente generosos e muitos deles estão envolvidos incansavelmente nas várias actividades da paróquia, incluindo a missão paroquial.

6 comentários:

Em contra-corrente disse...

Não há dúvida que a Igreja em muitos países está crescer fora do que era de esperar.
Por cá é o que se vê e sente. Muito materialismo e pouco compromisso cristão.

jammarques disse...

...animador...LOUVADO SEJA O SR.!!!

Olívia disse...

Louvado seja Deus, sim. O Seu Espirito está connosco até ao fim dos tempos e nos ajuda a superar todo o pecado.

jammarques disse...

pois é Olívia, faz essas "coisas"todas...mas não cura mesmo o atraso mental...só que parece que dos pobres de espírito é o reino dele...VOCÊS ESTÂO SEMPRE SAFOS...lá esperteza não vos falta,não!
LOUVADOS SEJAM OS POBRES DE ESPÍRITO DO SR.!

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa...

jammarques disse...

A foto que encima o post é bem sintomática da força da fé em terras orientais.Olhe-se para o ar jovem,feliz e português(i.ed.cristão)daqueles simpáticos sul- coreanos).E não é que vão conseguir com a força da fé pôr os graffitis do balão a avoar?!?! FORÇA E O SR.SEJA COM ELES!!!