quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Unidade dos cristãos

O Papa Bento XVI acaba de levantar a excomunhão aos quatro bispos ordenados em 1988 por D. Marcel Lefebvre, que conforme muitos leitores se recordarão, se separou da Igreja Católica após o Concílio Vaticano II. Isto significa que esta pequena comunidade cristã está a caminho de se integrar na Igreja Católica Romana.

Há quem se escandalize com este "perdão" do Papa, mas se o mesmo esforço de reconciliação tivesse sido feito aquando da separação da igreja oriental ou da reforma protestante, hoje não teríamos lamentado tanta falta de unidade entre os cristãos.

Vem a propósito o que escreveu o Padre Alir, no site http://www.veritatis.com.br/article/5516, sob o título "Paulo: por que não fundaste uma igreja diferente da de Pedro?" :
«Pedro era um simples pescador. Tu eras um intelectual. Pedro quase nem sabia ler e escrever. Tu eras formado e educado aos pés de Gamaliel (At 22,3) e conhecedor até de línguas que Pedro não conhecia. Tu escrevias coisas difíceis a Pedro de entender (2Pd 3,16). Tu tinhas dons tão extraordinários do Espírito Santo. Tu tivestes até que corrigir Pedro, por causa de seu duplo procedimento (Gl 2, 11.14). Tu evangelizastes mais que os doze apóstolos juntos. Formastes muito mais colaboradores do que Pedro.
Em tudo, parecias muito mais sábio, dinâmico e eficaz do que Pedro. Então, Paulo, por que não formastes a tua própria Igreja, já que Jesus Cristo te iluminou e pessoalmente te revelou o Seu Evangelho?
Que tens a dizer?
"Catorze anos mais tarde, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito comigo. E subi em consequência de uma revelação. Expus-lhes o Evangelho que prego entre os pagãos e isso particularmente aos que eram de maior consideração, a fim de não correr ou de não ter corrido em vão." (Gl 2, 1-2)

Então, quer dizer que fostes submeter teu evangelho a Pedro e aos demais apóstolos "de maior consideração" para te certificares de não ter corrido e ou continuar correr em vão? Então, quer dizer que alguém pode pregar o evangelho com muito empenho e estar correndo em vão?»

Vale a pena reflectir neste exemplo de S. Paulo!...

8 comentários:

Caros Amigos disse...

Paulo, como foste grande! Até mesmo em não querer correr por tua conta e risco. Foste ter com Pedro e outros apóstolos parab confirmar que estavas certo no que fazias e ensinavas.
Que belo exemplo!

Anónimo disse...

Há quem pense que o que leva muitos a fundar igrejas diferentes da católica é o dinheiro que isso pode render.
E talvez tenham razão. Ora Paulo deixou tudo para levar Cristo ao mundo. Nem sequer recebia dinheiro para se sustentar.

Dennys Silva-Reis disse...

Nossa fé não é em vão... Façamos nossa parte

Ecclesiae Dei disse...

A Midia adora falar mal da Igreja, e encontrou nessa excomunhão assunto para a semana toda. Peçamos a Deus que nos faça, assim como Paulo, que lutemos a cada dia pela comunhão de nossa Igreja

Anónimo disse...

Os meios de comunicação têm de explorar os escândalos. Mas houve aproveitamento torpe desse tal bispo que agora parece que vai ser posto de lado pelos lefebrianos.
E, se for isso, ainda bem.

Unknown disse...

Louvo a Deus por nossa Igreja, e pela pessoa do Santíssimo Papa que nos conduz... a mídia realmente quer tirar nossa segurança nele, mas... sigamos firmes rezando por ele, e não acreditando em tudo o que publicam por aí... tenho lido constantemente fontes seguras (Zenit, ACI, e blogs católicos), que mostram a verdade... entre os não católicos, já li até que o Papa liberou da excomunhão o bispo porque ele era anti'semita... ou seja, não dá pra confiar.
Abraços

Anónimo disse...

O exempço de Paulo deve ser para nós um paradigma. Submeteu-se às colunas da Igreja. Ninguém, meste campo, trabalha por conta própria. O Papa, que foi criticado por muitos dos seus, quando há tempos permitiu a celebração da Missa em latim, verificadas algumas condições, deu um passo, agora deu outro com vista ao regresso. Assim tivessem procedido os nossos antepassados do séc.XI e XVI. FF.

Ver para crer disse...

Quero deixar aqui um abraço especial para o FF.
Então quando é que passa por aqui?
Agradeço também a todos os outros comentadores.