terça-feira, 12 de outubro de 2010

A paixão pelas crianças


Tem o mesmo nome da conhecida Teresa de Calcutá. Nasceu a 29 de Março de 1929, na Covilhã e desde cedo se começou a preocupar com as pessoas desfavorecidas. Habilitada com os cursos de assistente social, Teresa Granado foi convidada a dirigir o Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, há 47 anos, e a partir daí, desenvolveu um intenso trabalho em torno dos filhos de emigrantes.
Mais tarde, já lá vão 42 anos, criou a Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis de Coimbra, uma instituição de apoio às crianças carenciadas, que actualmente tem a seu cargo cerca de 70 crianças, entre os seis e os 18 anos, para além de outras que vivem, em casa alugada, com as suas mães (actualmente 10 mulheres) vítimas de violência doméstica. Tem Casa em Eiras (Coimbra) e em Vila Nova de Poiares. Para além da referida Casa em Coimbra para as vítimas de violência.
Apesar dos seus 81 anos, continua a ter uma actividade frenética. Toda a obra gira à volta desta mulher, que se vê sempre rodeada de crianças. Solteira por vocação, ela pôde ser a verdadeira mãe de mais de 700 pessoas que já passaram pela sua Casa. Muitas já constituíram as suas famílias e hoje vêm mostrar aos seus filhos a Casa onde cresceram e se fizeram homens ou mulheres.
Ela é uma mulher especial. Sempre com uma serenidade no olhar e um sorriso que se espalha no rosto. No contacto que tive com ela, pude ver como é estimada por todos.
Lembro-lhe que é Comendadora, pois o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, em 1997, atribuiu-lhe esse estatuto. Ri-se e diz-me: “Ah, pois, sou comendadora! Mas o que realmente me importa são as crianças que é preciso vestir, calçar e educar. E não é fácil nestes tempos de crise em todos os aspectos...
Concordo com ela e pergunto-lhe o que mais gostava que as pessoas lhe oferecessem. “Leite, azeite, cereais... Roupa, massas, arroz, não precisamos; chegam-nos através de várias organizações” – diz-me.
Deixo aqui os contactos com esta grande Obra: COMUNIDADE JUVENIL DE S. FRANCISCO DE ASSIS:
Rua Vale Seixo, Eiras 3020-085 COIMBRA
Tel: 239 496 731; fax: 239 496 254; Site: www.comunidadejuvenil.org.pt
Mail: comunidade@comunidadejuvenil.org.pt

7 comentários:

Caros Amigos disse...

Esta é uma das senhoras mais queridas de Coimbra. Irmã religiosa, desde cedo se deixou apaixonar pelas crianças sem família.
Que Deus a conserve ainda muitos anos com saúde.

Anónimo disse...

se ouvesse mais homens e mulheres como esta senhora,este mundo seria melhor que Deus a conserve lhe dê muita saúde e coragem.


Cândida Assunção

Dulce Chaves disse...

É uma verdade indesmentível que as mulheres são as que mais adam a humanidade. E aqui está a prova.

Diana Silva disse...

Dou-te razão, Dulce. As mulheres são mais capazes de se dar as outros do que os homens. No entanto temos que ter em cnta que muitos homens também são capazes de coisas admiráveis. Por exemplo o Padre Américo e mutos outros.

Anónimo disse...

Vê-se. Se ainda dissesses que são mais capazes de se vender, estaria de acordo. Agora de se dar...não creio.

Joaquim Costa disse...

Deve ser uma super-mulher para conseguir lidar com uma obra destas.

Olga Silva disse...

Dar ou vender o principal é amar.
E esta mulher ama apaixonadamente estes meninos e meninas.