quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Obra do Padre Serra


Hoje vou falar do Padre Francisco Proença Serra e da sua Obra em favor de crianças e jovens órfãos. O padre Serra é um sacerdote salesiano, nascido na Covilhã como a Irmã Teresa Granado e no mesmo ano que ela – 1929.
Foi a partir do cargo de Director da Instituição Geral de Menores de Bragança que este sacerdote tomou contacto com a problemática social dos menores órfãos e abandonados. Com a sua vinda para Coimbra, o Padre Serra apercebeu-se da verdadeira dimensão que esta problemática atingia na nossa cidade. Arrendou, por isso, um imóvel de características senhoriais (conhecido como Palácio dos Fidalgos da Corujeira), para albergar algumas crianças e jovens, ainda que não apresentasse as condições sócio-habitacionais adequadas. O Padre Serra conseguiu,no entanto, que se realizassem algumas restaurações no edifício, erguendo, a 4 de Novembro 1973, a primeira comunidade – o "Lar de S. Martinho"– também sede da Obra do Padre Serra, e que ali funcionou até 1993.
Toda a estrutura sócio-institucional foi transferida, posteriormente, para a Quinta do Chafariz (em Fala), propriedade adquirida para construção da nova Sede e do centro dinamizador de toda a sua Obra. Com vocação para acolhimento de crianças pobres, orfãs ou abandonadas, residem, actualmente, no "Lar de S. Martinho" 30 jovens dos 14 aos 18 anos.
O crescente e elevado número de utentes, levou-o à criação de duas novas comunidades: em 1990, surge o Lar "O Girassol", (Quinta do Monte Belo – Alcarraques - Trouxemil), onde residem actualmente 30 crianças dos 6 aos 12 anos.
O “Lar de S. António” foi criado em 1987, na Fontela – Vila Verde – Figueira da Foz, com o objectivo de constituir residência para a totalidade da população utente, no período de férias no Verão. No entanto, em 1991, esta residência tornou-se também num lar de acolhimento permanente, que se passou a chamar "Casa da Criança Santo António", onde hoje residem habitualmente 14 jovens dos 14 aos 18 anos.
O "Lar Flor do Liz" em Leiria abriu em 1995 mas encontra-se actualmente em obras.
Numa conversa com o Padre Serra, fiquei a saber que todas as ajudas são bem vindas, pois a crise também se faz sentir – e de que maneira! – nesta Obra. Aqui fica, pois, o apelo aos nossos leitores.
Contactos: Lar de Infância e Juventude de S. Martinho do Bispo
Quinta do Chafariz – Fala 3040-083 Coimbra Telefone: 239802250

16 comentários:

Anónimo disse...

O padre Serra fundou e acompanha uma Obra que muito tem feito pelos órfãos de pais mortos ou vivos.
Sei do que falo.
Carlos

Em contra-corrente disse...

Mais uma Obra que merece o nosso aplauso. Que seria de tantas crianças se não houvesse obras como esta?!

Anónimo disse...

Mais uma notícia das que raramente são notícia, mas estas acções são o sal da terra que mantém este mundo habitável e humano.
FF

Leonor Pires disse...

Este não conhecia.
Mas se tem obra, merece todo o nosso respeito e gratidão.

Fazer algo disse...

Pois tudo muito bonito, mas são inumeras as pessoas que relatam a sua estadia lá como algo horrivel e imoral.
Pesquisem e vejam o caso de que foi acusado em 2000, mas claro nada se resolveu.
Mas são muitos as adultos que se queixam, e tem de ser feito algo para apurar a verdade!!!

Olhem aparências iludem por vezes!

Anónimo disse...

Subscrevo tudo o que está registado em "Fazer algo disse".Tenho pena que não haja uma supervisão/inspecção, sem aviso prévio, para que detectem, recolham provas ou mesmo apanhem em flagrante aqueles que cometem as imoralidades com as crianças e jovens. Estes calam-se por medo e os de fora desta instituição acabam muitas vezes por sofrerem ameaças e ficam calados e sem apoio para que a verdade se posta a descoberto.Apelo a quem possa fazer algo por estas crianças que o faça porque eu não sou ninguém!

aaa disse...

Ok,de acordo com os dois comentários anteriores.O padre Serra deveria ter mais cuidado com o tipo de pessoas que coloca na instituição a trabalhar com as crianças.Será que não teme o castigo após a sua morte?

Anónimo disse...

Obrigado P.Serra por me teres acolhido e por me teres guiado nos bons caminhos.hoje sou pai d um rapazote lindo com 3 anos e dou a ele tudo o que nunca tive.o meu muito obrigado

Anónimo disse...

Sou emigrante, luso-americano, há mais de 3 décadas e nos anos oitenta quando da minha ida a um bar português para tomar a minha bica vi um senhor padre oferecer uns panfletos aos presentes,concernentes à sua obra. Quase todos davam algo para ajudar. Li e fiquei a saber que o padre Serra quase todos os anos nos visitava. Este senhor padre vinha tão longe parra arranjar fundos para a sua obra. Me pediu uma boleia de carro, para a baixa da cidade, onde ficou. Lá foi tentar angariar mais alguma ajuda. Não olhava a perigos para poder aumentar sua obra.
Nas minhas próximas férias lá fui até á Corujeira mas a senhora que me atendeu me informou que o Padre Serra tinha ido para a Figueira da Foz porque era o dia do aniversário da Casa de Férias das crianças. Lá fui e lá estive até até cerca da meia-noite.
Tinha uma câmara de video comigo e filmei todo o jantar.O Padre Serra me pediu para filmar também todas as crianças a cantarem o seu vasto repertório popular..Apesar de a qualidade nao ser a melhor pois uma lâmpada de 100 watts foi o melhor que consegui; felizmente consegui apresentar o que gravei num programa televisivo em português onde fui colaborador.
Fi-lo com muito orgulho pois foi um Bem Haja do Padre Serra aos portugueses desta área.
Aqui fica o nosso Bem haja também de todos nós Portugueses ao nosso GRANDE AMIGO Padre Serra...que Deus lhe dê muita saúde e vida .. um abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ver para crer disse...

Acusar alguém debaixo de anonimato é baixeza e covardia. Por isso apaguei o anterior comentário. Se o comentador anónimo tem provas apresente-as às autoridades.

Anónimo disse...

Ola, eu fui criada no lar do padre serra e adorei, pra mim o padre serra é tudo e muitas pessoas que la passaram tambem pensam como eu... e queria felicitar o senhor emigrante que vistou o nosso lar e filmou o nosso jantar e agradeço do fundo do coraçao ter publicado nosso video na tv da america, eu estive numa estaçao de televisao em 1994 mas nao sei em qual, fui la cantar numa tournee do lar do padre serra e adorei, gostava de voltar e fazer tudo de novo pelo padre e pelo lar faria tudo. mais uma vez obrigado, gostava que me contatasse para eu poder agradecer pessoalmente, beijo marisa tiago. fica aki o meu mail, sapihas_@hotmail.com por favor contate me, é importante.

Anónimo disse...

Boa Noite, conseguem-me arranjar o contacto da Sede em Alcarraques, faço parte de um grupo de jovens que angariou algumas coisas e queriamos doa-las.. Obrigado

Anónimo disse...

Its appearance is note-bookish and minimalistic having no front
button. It consists of the 1GHz dual core processor with the RAM of 1GB,
in order to operate most complicated and challenging
applications. Black - Berry Tablet OS is the new operating system that has
been created for the Black - Berry Tablet and this operating system is based on QNX Neutrino.


Also visit my web blog - blackberry playbook review

Unknown disse...

Se em vida sou uma grande Mulher devo ao padre Serra sou ex acolhida na casa da figueira onde estive 16anos onde acolheram me muito bem devo isso a todos os técnicos,auxiliares, utentes e tutor dr. Francisco Mendes que foi um exemplo e me apoiou muito o padre Serra é um anjo na minha vida hoje tenho dois filhos e me tornei uma grande mulher sem eles não seria possível obrigado a toda a família beijinhos e muita saudade katia carvalho

Unknown disse...

Em que lar tivestes