sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Casa de Saúde Rainha Santa Isabel


Alguns dos nossos leitores já conhecem esta Casa de Saúde, situada em Condeixa-a-Nova. Mas vale a pena dá-la a conhecer a toda a gente. Ela faz parte de uma rede de apoio aos que sofrem de doenças psíquicas, criada pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. São 12 os estabelecimentos de saúde, na área da Saúde Mental e Psiquiatria, criados e geridos por estas Irmãs, situados no Continente e Regiões Autónomas da Madeira e Açores.
Os Irmãos de São João de Deus e as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus são duas congregações religiosas que se dedicam, em Portugal, aos doentes mentais, tentando a sua integração na sociedade ou, nessa impossibilidade, proporcionando-lhes uma vivência o mais humanizada e válida possível.
As Irmãs são ao mesmo tempo as religiosas Hospitaleiras, as enfermeiras, as “empresárias”, as formadoras, as conselheiras, etc., sempre mitigando a dor alheia, tornando leve e alegre, o que é por demais pesado e triste, sempre marcando presença a servir o próximo, nas horas boas e nas horas más. Têm uma enorme capacidade para enfrentar as adversidades e o sofrimento, só explicável pela Fé inquebrantável que as forma e as move. A Casa é ao mesmo tempo o lar, a escola, o hospital, onde se procura o acolhimento e o alívio para os padecimentos da mente e para a dor física.
No seu estilo próprio de cuidar têm como objectivo prioritário uma assistência de qualidade que promova a saúde integral da pessoa, englobando todas as suas dimensões: física, psíquica, social, espiritual e religiosa. Procuram articular ciência e humanidade, num profundo respeito pelos direitos fundamentais da pessoa sem qualquer tipo de discriminação e na promoção da sua dignidade incondicional.
A Casa de Saúde de Condeixa está constituída actualmente por 8 unidades de internamento com um total de 380 camas, quase todas ocupadas neste momento. Tem vindo a desenvolver a sua missão no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria, concretamente tem serviços de internamento e reabilitação nas áreas da Psiquiatria, Psicogeriatria e Deficiência Mental. È um mundo que requer muita dedicação e muita gente ao seu serviço, quase 250 pessoas. De destacar, um bom grupo de voluntários que visita e anima os doentes.
Quem já beneficiou dos cuidados destas Irmãs e outros colaboradores é que sabe dar o verdadeiro valor a esta Casa de Saúde, fundada em 1959.
Aqui deixamos o contacto: Casa de Saúde da Rainha Santa Isabel, R. Padre Bento Menni,
3150-146 CONDEIXA-A-NOVA, Telefone 239949070.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma Obra meritória.
Se não fosse a Igreja como seria?!

Anónimo disse...

Ver para Crer está numa tentativa meritória e necessária de dar a conhecer as acções que a Igreja, a nível institucional e pessoal, está há muito (desde sempre) a desenvolver a favor dos homens, sem publicidade nem anúncios em telejornais.
Seria bom que os detractores passassem por aqui e lessem antes de falar.
Parabéns ao autor deste blog pelo trabalho informativo que nos transmite.
FF.

Joaquim Costa disse...

Força, Irmãs! Façam ver o que é a igreja!