sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Galardoada a Obra do Gaiato

No passado dia 20 de Julho de 2009 o anfiteatro ao ar livre da Fundação Gulbenkian foi pequeno para receber gente ilustre da sociedade portuguesa representando os mais variados quadrantes da política, da economia e das artes. Tratava-se da cerimónia de entrega do Prémio Internacional Calouste Gulbenkian e dos Prémios Gulbenkian – Arte, Beneficência, Ciência e Educação. A Cerimónia foi presidida pelo Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian. Várias Instituições foram galardoadas. Entre elas a Obra da Rua ou Obra do Padre Américo.
O Júri, previamente constituído, debruçou-se sobre a longa história e experiência do projecto educativo do Padre Américo posto em prática nas Casas do Gaiato, não tendo dificuldade em eleger a Obra da Rua como merecedora do Prémio Educação. Trata-se de um Projecto Educativo consolidado, com resultados cientificamente comprovados em abundantes estudos de alto nível académico, na recuperação de crianças desprovidas de meio familiar normal e de jovens em risco.

5 comentários:

Nuno Esteves disse...

A Obra do Gaiato merece todos os galardões.
Tem sido pai e mãe de muitos pequenos desamparados ou postos de lado pelos pais que são o são de nome.

Anónimo disse...

Foi este governo que temos que quis censurar a pedagogia da casa do Gaiato, através de "especialistas" que pensam que sabem tudo. Com chefes assim como o pinóquio, nem admira.

Ver para crer disse...

Políticas à parte, o país deve muito a esta obra social de ajuda às crianças pobres ou abandonadas.

Anónimo disse...

Um prémio de que não se deu a notícia devida e merecida. Uma casa tão vilipendiada por meios de comunicação social, há uns tempos, que afectou negativamente tanta gente, não teve direito a um, mesmo pequeno, espaço noticioso.
Honra à Gulbenkian que reconhece o seu valor educativo feito de muito amor, entrega, dedicação, sofrimento. Deus é paciente e está atento!
FF

joaquim disse...

Padre amigo

Um prémio muito bem atribuído e mais do que merecido.

Infelizmente os ditos "especialistas" da educação, etc, decidiram há uns tempos atacar a obra embora nada façam para ajudar estes jovens em risco.

Abraço amigo em Cristo