quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sorrisos de Bombaim

O nosso mundo está cheio de gente egoísta e má mas também tem muita gente formidável. É exemplo disto este Testemunho.
Jaume Sanllorente Trepat nasceu em Barcelona e fez em Julho passado 33 anos. Estudou jornalismo. Trabalhou em meios de comunicação catalães como a COM Rádio e a BTV. Especializou-se depois na área de jornalismo económico, tendo desempenhado durante vários anos o cargo de delegado na Catalunha da revista Comercio Exterior e trabalhado em numerosas outras publicações desse sector. Desde 2004 que Jaume Sanllorente dirige a ONG Sorrisos de Bombaim (www.sonrisasdebombay.org), que ele mesmo fundou e que, neste momento, dá educação e possibilidades de futuro a mais de 2700 crianças «intocáveis» das ruas de Bombaim. Jaume Sanllorente vive actualmente nesta cidade da Índia, onde prossegue, dia a dia, uma constante luta pacífica contra a pobreza.
Há seis anos foi passar férias a Bombaim e deparou-se com um realidade que desconhecia: muitas crianças a pedir, a maior parte delas com faltas de membros ou de dedos. Só mais tarde soube que as máfias fazem isso às crianças para que provoquem pena e recebam mais esmolas na hora de mendigar junto a hotéis e restaurantes de luxo. Por vezes são os próprios pais que as amputam para que não sejam roubados pelas máfias, pensando que já têm patrão. Há várias pessoas a alugar crianças destas para receberem avultadas esmolas.
Isto revoltou o mencionado jornalista, que resolveu no ano seguinte dedicar-se a proteger as crianças pobres de Bombaim, para que não caiam nas mãos das máfias.
Depois de conhecer um pequeno orfanato que se preparava para fechar as suas portas, colocando quarenta crianças na rua e nos prostíbulos da cidade de Bombaim, Jaume Sanllorente toma a decisão que mudará o resto da sua vida. E, em consequência disso, mudará as vidas de muitas outras pessoas. O seu trabalho é agora apoiar o maior número de crianças pobres daquela cidade. E está a conseguir com a ajuda de muitas pessoas que o apoiam. Uma lição de amor, entrega, sacrifício e esperança que nos convida a acreditar que todos podemos contribuir para um mundo melhor.

15 comentários:

Anónimo disse...

É de facto impressionante este nosso mundo: Por um lado a situação dramática daquelas crianças, em Bombaim e em outras cidades e paízes por este mundo fora -situação humanamente revoltante; por outro, a dedicação de tanta gente que deixa tudo e se dá por amor ao seu semelhante.
FF

jammarques disse...

Obrigado e parabéns pela referência a Sanllorente e seu notável trabalho.
Lamento contudo que o Ver Para Crer não se tenha referido a outro catalão maior com obra séria na Índia,Vicent Ferrer.Será porque este fez obra à margem da "ordem"a que pertenceu e que mandou ,em boa hora,às urtigas???SERÁ,Ver Para Crer???

Ver para crer disse...

Caro jammarques:

Obrigado por ler e criticar este despretencioso blogue.

A achega que me dá ao lembrar Vicent Ferrer não vai cair em saco roto.
Vou procurar informar-me um pouco melhor sobre ele e depois direi alguma coisa.
A obra dele merece toda a minha admiração.
Vejo que temos pelo menos isto em comum, a admiração pelas pessoas que se dão ao serviço dos pobres. E isto é deveras importante.

Ver para crer disse...

FF:
Então como foram as férias?
Será que agora só tem olhos para Condeixa?
Esqueceu as origens?
Um abraço fraterno.

Anónimo disse...

Caro "Ver para Crer...":
Condeixa ... por dever, mas as origens ... estão um pouco esbatidas e sobretudo a dificuldade de locomoção.
Mas olhe que continuo com o espinho cravado que não me deixa esquecer o prometido.
Abraço amigo do FFL.

Ver para crer disse...

FF:
Vem quando puder e não há qualquer problema.
Haja saúde e graça de Deus!

jammarques disse...

Pois é Ver Para Crer:amar o próximo não tem nada a ver,e é muito mais realista e até mais gratificante,que amar a "deus"(que não é uma abstracção nem um mistério...é uma pura inexistência!)
O SEU BLOG ATÉ QUE É SIMPÁTICO,acredite!

teresa disse...

lindo exemplo este que nos deixou.
ainda bem que á pessoas que ainda se preocupam com os outros ,
como se custuma dizer todos nós podemos ser os hérois de alguem .

Ver para crer disse...

Amigos
É verdade isto: a Bíblia ensina que quem diz que ama a Deus mas não ama o próximo é um mentiroso.
Pois, como pode amar a Deus se não cumpre o que Ele manda?
É por isso que vale a pena pensar que se há pessoas que se dão todas pelo próximo, nós também somos capazes de fazer alguma coisa em favor dos que precisam.
Vejam o que diz Jesus em Mateus, 25, 31-46. sEremos julgamos pelo bem que fizemos ou deixámos de fazer.

Olivia disse...

Obrigado por nos dares a conhecer mais este vulto da caridade.
O mundo, afinal, tem muita gente boa.

Anónimo disse...

Já acompanho o trabalho de Jaume há um tempo e na data presente assisti o filme Rio da Lua (Deepa Mehta), o que me fez buscar uma forma de tentar um contato com ele, pelo conteúdo e tema que envolve. Caso alguém tenha um endereço, ou uma forma, para tentar um contato pessoal me avisem pelo e-mail, smsvilela@hotmail.com - Este trabalho é extensão dos meus sentimentos e quero conhecê-lo de perto! Meu nome é Sandra Vilela, sou advogada em São Paulo! Abraços.

Anónimo disse...

Li em Vida Simples, Editora Abril, Edição 91, de abril/2010, uma reportagem sobre Jaume Sanllorente e seu magnifico trabalho em Mumbai. Gratificante e honorável trabalho, com certeza. Isto me fez lembrar o que disse Madre Teresa, de Calcutá: "sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não recusarei a fazer o pouco que posso. O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano mas, sem ela, o oceano será menor". Bom saber que ainda nos dias de hoje, há pessoas como ele, como nós, como poucos, que ainda pensa no próximo e num auxílio, dentro do seu alcance. Muitos fazendo um pouco, pode ser muito para poucos, e gratificante para ambos. Cacá Telles, de Curitiba-PR

Anónimo disse...

SOU DO BRASIL, FIQUEI MUITO ORGULHOSA DE SABER QUE NESTE MUNDO EXISTE PESSOAS COMO VOCÊ, LENDO SUA HISTORIA ME SINTO UM POUCO REALIZADA ATRAVES DELA, POIS SINTO QUE TENHO O MESMO DESTINO COMO O SEU DE AJUDAR AS PESSOAS TÃO NECESSITADAS NAO SO DE DINHEIRO , MAS TAMBEM DE AMOR DO QUAL FALTA EM MUITA GENTE NO MUNDO. QUE DEUS POSSA TE DAR MUITA SAUDE E SABEDORIA EM CADA PASSO DE SUA VIDA. OBRIGADO POR EXISTIR ABRAÇOS

Anónimo disse...

ESPERO QUE O JAUME SONLLORENTE CONTINUI ASSIM COM ESSE CORAÇÃO GRANDIOSO QUE ELE TEM,E QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA MUITAS PESSOAS QUE TEM VONTADE MAIS NÃO TEM CORAGE PARA SE DOAR TOTALMENTE AS PESSOAS QUE PRECISAM REALMENTE DE AJUDA. PARABÉNS PELA INICIATIVA. ALCINIDE VELOSO. MANAUS-AMAZONAS-BRASIL

neuzete disse...

parabens pelo seu belo trabalho! pena que fui ler seu livro somente após voltar da india,voltei deste pais tao singular, dizendo "meu medo é que nunca mais possa conhecer um pais onde a vida realmente tem cor"
parabens mais uma vez.