quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Papa nem falou nos gays

Todo mundo já viu (até no Jornal Nacional!), todo mundo já leu que o Papa teria afirmado, no discurso de Natal à Cúria Romana, que "salvar gay é tão importante quanto salvar florestas", segundo a Reuters. O título caiu no gosto de editores em todo canto, pois foi reproduzido ipsis litteris pelo Estadão, pelo O Globo, pela BBC Brasil e sabe mais por quem...

Já posso até imaginar a Gaystapo (vi essa felicíssima expressão na internet, assim que eu lembrar o autor eu coloco aqui) organizando aquelas demonstrações de intolerância típicas do "pluralismo" atual: todo mundo quer que a Igreja seja tolerante, mas ninguém quer ser tolerante com a Igreja.

O Papa na reunião de ontem. Como é fácil botar palavras na boca do sucessor de Pedro... Foto Max Rossi/Reuters

Pois bem, o discurso do Papa está aqui, em italiano. Essa frase do Papa, segundo a qual "salvar gay é tão importante quanto salvar florestas", simplesmente não existe. Verdade que a Reuters não colocou isso entre aspas, mas o fato é que no discurso não há nada nem remotamente parecido com isso.

O que o Papa realmente disse?

As florestas tropicais merecem, sim, nossa proteção, mas não a merece menos o homem, como criatura.
A Reuters publica corretamente muitas das aspas do Papa, mas escorrega justamente no principal, que escolheu como manchete. Uma escolha absurda, feita apenas para chamar a atenção, sem compromisso nenhum com a verdade. O Papa diz que é importante salvar o homem - todos os homens, não apenas os gays - da autodestruição.

Na verdade, eu percorri o discurso todo e nele não existe uma menção qualquer à homossexualidade. O que o Papa faz é a defesa do casamento. A Reuters escreveu:

Ele afirmou que os comportamentos que vão além das relações heterossexuais são "a destruição do trabalho de Deus".
Mas o discurso afirma

Aqui se trata do fato da fé no Criador e na escuta da linguagem da criação, cujo desprezo seria uma autodestruição do homem e, assim, uma destruição da própria obra divina.
Enfim, a Reuters pega toda uma abordagem sobre o comportamento humano, a vontade de ser autosuficiente, o orgulho que faz o homem prescindir de Deus, e a reduz... a sexo. "Frangamente", como diz a Tamara, lá da comunidade Católicos do Orkut...

Visto em Eles não sabem

14 comentários:

Ver para crer disse...

Já não é a primeira vez que os meios de comunicação lançam atoardas contra a Igreja.
Temos que estar atentos.

Anónimo disse...

Toda a cautela é pouca... com gente desta.

Marlene Maravilha disse...

A vida é assim mesmo e nao podemos esquecer que o inimigo do mundo anda solto! bramando como leao, buscando a quem possa tragar.
beijo grande!
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DA GRACA DE DEUS!

Vítor Amado disse...

Muito feliz pela tua visita ao meu blog e, sobretudo,pelo esclarecimento deste teu post. Obrigado, amiga.
Feliz Natal.
bjs

Em contra-corrente disse...

Frangamente, como dizes, não estava a contar que houvesse pessoas capazes de tal. São mesmo comandadas pelo pai da mentira.

Anónimo disse...

O problema é que, "o jornal/ tv/ rádio/ etc, disse, é porque é verdade". E como eles sabem que o que dizem é assumido como dogma (se convém) dizem o que de facto lhes convém que seja assumido. A verdade? isso é outra coisa. O nosso discernimento e a nossa atenção, são fundamentais, e quando possível, repor a verdade como faz o "ver para crer".
FF.

Elsa Sequeira disse...

Passo para te desejar a continuação de um Feliz Natal, cheinho de Jesus!

Bjtssssssssss

Anónimo disse...

É da Escritura: "Os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da Luz". E no Mundo em que vivemos (que é mais imundo do que mundo) a alguns só interessa lançar a confusão e alimentar a inversão de valores que teimosamente a Igreja e o seu representante máximo não cessam de anunciar.
LC

Maria João disse...

Ainda bem que há quem diga as verdades. Que mania em se deturpar o discurso do Papa...

Que Deus Pai lhes perdoe e nós também!

beijos e um óptimo 2009

PAROQUIA DE ARGANIL disse...

Passou por aquí Paróquia de Arganil e deixou este coment
ário:
É grave a deturpação da verdade. Vá lá que neste caso se dá a cara!...
Mais grave é quando não se dá a cara e se afirma por afirmar que disse quando não disse.
O nosso tempo tem de tudo isto que até dá para os dois lados, embora até ao esclarecimento da verdade a mentira faça sempre estragos.
Boa continuação de Santo Natal.
P.e Martins

Unknown disse...

Pra acabar... é a luta contra a Igreja, contínua, que temos visto em todos os meios de comunicação... mas,lembremos que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" então, continuemos atentos e em constante oração por nosso Papa, nossos padres, bispos e todos os que fazem parte da hierarquia de nossa Igreja!
Gostei da sua casa nova!!!
abraços

Unknown disse...

Só concertandoo que eu disse: não temos visto a luta contra a igreja em "todos" os meios de comunicação, mas em todos os não cristãos. Existem meios magníficos que têm trazido muitas verdades a tona, e levado muitos para Deus!!!
abraços

joaquim disse...

Caro Padre amigo

Aqui te deixo os votos de um Novo Ano cheio das bênçãos de Deus.

Abraço amigo em Cristo

Anónimo disse...

Há forças diabólicas no mundo que só a oração pode dominar.
Que Deus nos acuda!