
Os Irmãos de São João de Deus e as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus são duas congregações religiosas que se dedicam, em Portugal, aos doentes mentais, tentando a sua integração na sociedade ou, nessa impossibilidade, proporcionando-lhes uma vivência o mais humanizada e válida possível.
As Irmãs são ao mesmo tempo as religiosas Hospitaleiras, as enfermeiras, as “empresárias”, as formadoras, as conselheiras, etc., sempre mitigando a dor alheia, tornando leve e alegre, o que é por demais pesado e triste, sempre marcando presença a servir o próximo, nas horas boas e nas horas más. Têm uma enorme capacidade para enfrentar as adversidades e o sofrimento, só explicável pela Fé inquebrantável que as forma e as move. A Casa é ao mesmo tempo o lar, a escola, o hospital, onde se procura o acolhimento e o alívio para os padecimentos da mente e para a dor física.
No seu estilo próprio de cuidar têm como objectivo prioritário uma assistência de qualidade que promova a saúde integral da pessoa, englobando todas as suas dimensões: física, psíquica, social, espiritual e religiosa. Procuram articular ciência e humanidade, num profundo respeito pelos direitos fundamentais da pessoa sem qualquer tipo de discriminação e na promoção da sua dignidade incondicional.
A Casa de Saúde de Condeixa está constituída actualmente por 8 unidades de internamento com um total de 380 camas, quase todas ocupadas neste momento. Tem vindo a desenvolver a sua missão no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria, concretamente tem serviços de internamento e reabilitação nas áreas da Psiquiatria, Psicogeriatria e Deficiência Mental. È um mundo que requer muita dedicação e muita gente ao seu serviço, quase 250 pessoas. De destacar, um bom grupo de voluntários que visita e anima os doentes.
Quem já beneficiou dos cuidados destas Irmãs e outros colaboradores é que sabe dar o verdadeiro valor a esta Casa de Saúde, fundada em 1959.
Aqui deixamos o contacto: Casa de Saúde da Rainha Santa Isabel, R. Padre Bento Menni,
3150-146 CONDEIXA-A-NOVA, Telefone 239949070.
3 comentários:
Mais uma Obra meritória.
Se não fosse a Igreja como seria?!
Ver para Crer está numa tentativa meritória e necessária de dar a conhecer as acções que a Igreja, a nível institucional e pessoal, está há muito (desde sempre) a desenvolver a favor dos homens, sem publicidade nem anúncios em telejornais.
Seria bom que os detractores passassem por aqui e lessem antes de falar.
Parabéns ao autor deste blog pelo trabalho informativo que nos transmite.
FF.
Força, Irmãs! Façam ver o que é a igreja!
Enviar um comentário