sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O exemplo


Observando atentamente o mun-do, verificamos que a falta de ética é uma doença grave dos nossos tempos. As fraudes, a corrupção, as imoralidades pululam assusta-doramente.

A primeira escola da ética tem de ser a família. Aí se ensina pelo exemplo, aí se aprende pelo exem-plo do comportamento dos pais e dos outros adultos.

Mas nem sempre os pais têm esse cuidado de orientar seus fi-lhos no caminho do respeito pelos direitos dos outros, crescendo num ambiente de honestidade.

Há no entanto pais com a consci-ência da sua responsabilidade, que estão atentos mesmo às pequenas coisas.

Numa tarde soalheira de sába-do, Boby Lewis levou os seus dois filhos a jogar minigolfe. Aproxi-mou-se da bilheteira e perguntou: - Quanto custa a entrada?

- Três dólares para o senhor e três para cada criança acima dos seis anos. A entrada é livre para crianças com menos de seis anos. Quantos anos têm os seus peque-nos? - disse o funcionário.

- Um tem quatro e o outro tem sete - respondeu o pai. - Devo-lhe portanto seis dólares: três meus e três do mais velho.

O rapaz da bilheteira retor-quiu:

- O senhor podia ter ganho três dólares. Porque eu não sabia a idade do mais velho.

O pai respondeu:

- Você não sabia, mas os meus garotos sabem...

Boby não quis mentir para fugir ao preço, porque os filhos, embora pequenos, dariam pela mentira e aprenderiam a enganar os outros. Tinha consciência da importância do exemplo na educação dos fi-lhos..

Tinha bem presente esta bela palavra do escritor americano Emerson: KO que você é fala tão alto que não consigo ouvir o que está a dizer!»

O testemunho dos pais-bom ou mau - fala tão alto, tão forte que abafa as palavras por mais belas que sejam...

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou inteiramente de acordo: o testemunho, a vida, fala mais alto que muitas palavras.
FF