quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uma questão de verdade


Ao defender-se das críticas de que foi alvo por parte da Pastoral da Cultura da Igreja portuguesa, José Rodrigues dos Santos escreveu: “A Igreja está com medo de quê? Que os seus fiéis descubram a verdade sobre Jesus e a Bíblia?
Mas faz algum sentido imaginar uma fé que se baseie em mitos e em falsidades? A verdadeira fé só se pode basear na verdade e a Igreja não deve temer a verdade”.
José Rodrigues dos Santos escreveu um romance e a venda dos seus livros anteriores prova que tem muitos leitores. Na ficção pode inventar o que quiser desde que não calunie pessoas ou instituições realmente existentes. Esta liberdade de expressão ninguém lha pode tirar. É um direito natural e constitucional. O problema está em vir depois dizer que o que escreveu é a pura verdade histórica, como se fosse alguém que estudou com profundidade esses assuntos.
Dan Brown, ao ser criticado por especialistas por apresentar muitos erros históricos no seu livro “O Código Da Vinci”, dizia que ninguém tinha nada com isso pois era um romance. Mas depois ia para os meios de comunicação social dizer que tudo o que escreveu tinha consistência histórica.
O autor de “O último Segredo” segue o mesmo caminho. É uma técnica de venda que temos todos o direito e o dever de criticar, pois a mentira não é um direito de ninguém.
Pelo que lhe ouvi, os grandes erros da Bíblia (ou da Igreja?!) são que Jesus não nasceu em Belém, Maria não era virgem e até tinha outros filhos, Jesus não era cristão mas era judeu, era casado, etc.. Tudo coisas secundárias que não devem perturbar o essencial da fé de nenhum cristão.
Entretanto penso que a Igreja não só tem o direito como o dever de desmascarar estas teorias pois elas não passam disso e vão contra o que sempre desde o princípio a Igreja (e a Bíblia) ensinaram. E podem mesmo ser pedra de tropeço para os menos preparados.
E estas alegações devem motivar-nos a todos a conhecer melhor a verdade histórica. Foi o que procurou fazer a Universidade de Navarra num documento elaborado para dar resposta a várias questões que têm sido levantadas por romancistas e não só. É um documento fácil de consultar e podem chegar a ele através do seguinte blog: http://socristo.blogs.sapo.pt/3297.html.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este jornalista e escritor encontrou a (sua) verdade e é num romance que a dá a conhecer???
O estilo pegou e dá dinheiro e se o dinheiro é a "verdade", ele terá as suas razões para romancear.
Mas, pergunto eu, só agora???
FF.