sexta-feira, 8 de julho de 2011

Uma Mãe com cinquenta filhos




A história de Flordelis é real e até já mereceu ser contada no filme “Basta Uma Palavra para Mudar”.
Exemplo de determinação e coragem, Flordelis enfrentou tudo e todos para criar cinquenta crianças. A maioria delas tinha um histórico desanimador: foram vítimas de abusos físicos ou sexuais, tiveram pais alcoólicos ou drogados, e passaram parte da vida nas ruas.
Criada numa favela, Flordelis acostumou-se a ver pessoas a morrer assassinadas e envolvidas no tráfico. “Eu tive sorte de ter uma mãe presente, mas o que mais me doía era ver amigos sem pai e/ou mãe a viver nas ruas, dependendo de alguém para conseguir alguma coisa para comer, fugindo de tiros e confrontos. Isso sempre me doeu no coração. A minha vocação tem a ver com isso por causa da minha história. Vi isso acontecer de perto” conta.
Seu trabalho começou com o projecto “Evangelismo da madrugada”, que consistia basicamente em sair de casa todas as sexta-feiras à meia-noite, deambulando de favela em favela do Rio de Janeiro, tentando resgatar jovens envolvidos no tráfico de drogas. Flordelis ficou famosa pelo seu trabalho de recuperação, até que as próprias mães, quando não tinham condições de criar os filhos, passaram a procurá-la pedindo ajuda.
A primeira adopção aconteceu após uma visita à Central do Brasil. Lá ela encontrou uma mãe que havia tido bebé há apenas 15 dias e que confessou ter jogado a criança no lixo. Flordelis resgatou a menina e, dias depois, um grupo de crianças foi até sua casa, procurando a segurança e a estabilidade de um lar. As portas estavam abertas e foi assim que a família de Flordelis começou a crescer.
Além da óbvia complexidade em se ter 50 filhos dentro de casa, Flordelis também enfrenta alguns desafios para administrar e manter o seu serviço. “Para sustentar toda a família é muito difícil. Contamos com a ajuda de moradores da nossa comunidade. Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, activista dos direitos humanos nos ajuda há muito tempo também. Junto disso tem o dinheiro das vendas dos meus CD’s que sairam pela MK. Outra coisa que ajuda muito é que o Instituto da Criança é quem paga o aluguer na nossa casa” relata.
Flordelis é também cantora e pastora numa igreja. E, apesar da dificuldade, procura ser uma mãe presente. E conta que se preocupa sobretudo com as filhas adolescentes. “É uma idade complicada e cheia de questões, então sempre separo um tempo para estar conversando com elas sobre tudo. Mas uma coisa que sempre deixo claro para os meus filhos é que só conseguiremos vencer se continuarmos juntos e se tiver o apoio deles, que é o essencial” diz.
Apesar das grandes dificuldades, a “mãezona”, como lhe chamam, jamais abriu mão de nenhum dos seus filhos e seu exemplo de fé e determinação tem influenciado muitas mulheres pelo mundo. “

Sem comentários: