quinta-feira, 22 de julho de 2010

Padres gostam da Internet


Como tive ocasião de dizer na altura, o Papa na sua mensagem para a Igreja Católica no Dia Mundial das Comunicações Sociais incitou os padres a aproveitar ao máximo os novos meios de comunicação. "Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais – imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites – que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização", escreveu Bento XVI.
Ora segundo um estudo internacional, a que responderam cinco mil sacerdotes, os padres portugueses são os que têm uma visão mais positiva sobre o uso da Internet, considerando que esta poderá ser útil ou mesmo muito útil. Para a maioria dos padres nacionais “as novas tecnologias permitem a inculturação da fé no mundo de hoje”. Três quartos dos sacerdotes afirmam que as tecnologias permitem uma melhor evangelização dos jovens e assumem muita relevância junto da população em geral. Também nesta matéria, os sacerdotes nacionais são mais optimistas do que os seus colegas e acedem mais à internet do que eles – 95,5% fazem-no todos os dias.
Estes resultados constam de um estudo divulgado pela Agência Ecclesia, que foi realizado pela New Media in Education, pela Universidade da Suíça italiana e pela Universidade Santa Cruz de Roma, junto de padres católicos em todo o mundo.
Os resultados mostram que 78,6 por cento dos padres portugueses têm uma visão muito positiva da Internet, sendo que destes 47.1 por cento a considera útil ou muito útil. No que se refere à relação oportunidades/perigos 64,1 por cento dos sacerdotes nacionais discorda da afirmação de que «os perigos são maiores que as oportunidades», enquanto que no resto do mundo esse valor é de 38,2 por cento.
No que se refere ao acesso à Internet, em Portugal 95,5 dos padres que usam esta tecnologia fazem-no diariamente, estando a média mundial nos 94,7 por cento.
A maioria dos sacerdotes procura material para suas homilias e sermões (61,5% ao menos uma vez por semana).

3 comentários:

Caros Amigos disse...

Sim, a internet dá uma grande ajuda a todos os que têm de consultar a Bíblia ou documentos da Igreja. Para além de conter biografis de santos e testemunhos cristãos os mais diversos.

Claudia Dias disse...

A internet é a chupeta de muitos, não concordam?!

Anónimo disse...

Concordo, Cláudia, "de muitos", mas muitos outros fazem dela um meio de trabalho que utilizam com cuidado e moderação e com proveito para muitos outros. Um meio que não é de desprezar para o bem, embora muitos outros a utilizem para o mal. Como tudo na vida, as coisas existem e uns utilizam bem, outros mal.
FF.