quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Urgente evangelizar


Já o saudoso Papa João Paulo II pedia na sua Carta Apostólica «O Rápido Desenvolvimento», de 24 de Janeiro de 2005:
«Não tenhais medo das novas tecnologias! Elas incluem-se "entre as coisas maravilhosas" – "inter mirifica" – que Deus pôs à nossa disposição para as descobrirmos, usarmos, fazer conhecer a verdade, também a verdade acerca do nosso destino de filhos seus, e herdeiros do seu Reino eterno.»
E o actual Papa vem dizer-nos o mesmo: É preciso usar os novos meios tecnológicos para anunciar Jesus Cristo. A missão já não se faz só nas igrejas ou entre amigos e conhecidos. O espaço de missão passou a ser o mundo.
O Papa não quer que ponhamos na gaveta os meios tradicionais de anunciar o Evangelho. Mas deseja que se actualize o modo de o fazer. E, em boa verda-de, isso já acontece. Talvez aconteça ainda de um modo pouco organizado ou, pelo menos, pouco reflectido. Mas, basta entrar na Net para perce-ber que Cristo já por lá anda.
Mesmo na nossa diocese, já são vários os padres e leigos que dedicam algum do seu tempo a usar estes meios para evangelizar.
“Para Bento XVI, as “vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas” tornaram-se um instrumento útil para abordar “ questões no âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil”.
“Pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações”, acrescenta.
Em pleno Ano Sacerdotal, o Papa escreve que o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma "história nova", porque “quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais o sacerdote será chamado a ocupar-se pastoralmente disso, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra”.

4 comentários:

Em contra-corrente disse...

São mesmo coisas maravilhosa estas com que estamos a lidar.
Aproveitemo-las para levar a mensagem de Paz, Amor e Salvação.

Anónimo disse...

A internet é obra do diabo só tem porcaria

Joaquim costa disse...

É mais que urgente! É vital.

Caros Amigos disse...

Se S. Paulo tivesse este meios nem precisava de correr tanto para levar o Evangelho ao mundo.
Usemo-los bem ,pois temos esta graça.