quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O exemplo dos muçulmanos


O sector encarregado dos transportes públicos de Londres publicou um comunicado a pedir desculpa por um dos seus motoristas ter parado o autocarro a meio de uma viagem para poder rezar. No dia 8 de Fevereiro, esse motorista que circulava na parte norte de Londres parou o seu veículo, estendeu um tapete no meio da calçada, tirou os sapatos, virou-se para Meca e começou a rezar em Árabe, segundo os meios de comunicação locais.
A Transport for London (TfL), que coordena os autocarros da capital, lembrou que respeita as crenças religiosas de seus empregados, mas pediu que não rezem durante suas horas de trabalho.
A "TfL pede desculpas aos passageiros por qualquer prejuízo que lhes tenha sido causado", declarou o organismo, afirmando que vai lembrar os condutores que precisam rezar que o façam "durante seus intervalos".
Trago para aqui esta notícia que a muitos parecerá bizarra para lembrar que nós cristãos temos muito a aprender com os muçulmanos no que diz respeito à necessidade de rezarmos.
O Evangelho de S. Lucas 18:1 diz-nos que devemos orar sempre, sem nunca esmorecer. Se Jesus diz isto é porque Ele sabia que a oração é muito importante para cada um de nós..
Então, para chegarmos a esse nível de prática da oração que a Palavra do Senhor determina – orar sempre, sem nunca esmorecer – , temos de cultivar dentro de nós o desejo de orar. E isso só será gerado quando amarmos verdadeiramente a Deus.
Quem ama, faz tudo para estar o máximo de tempo com a pessoa ou coisa amada! Se amamos a Deus, procuramos estar com Ele, mesmo sem dizer nada.
Os muçulmanos têm obrigação de orar cinco vezes ao dia, e isso em horas determinadas. Assim se compreende que aquele homem tenha parado o autocarro para cumprir o seu dever, quando viu que eram horas de o fazer. Todo o muçulmano anda sempre com um tapete para, quando chegar a hora, parar tudo para se ajoelhar em direcção a Meca e rezar. Nós os cristãos não precisamos de parar a horas determinadas para o fazer. Mas temos obrigação de orar a qualquer hora e sem esmorecer ou por preguiça ou por não vermos resultados.
A Quaresma também nos pode ajudar a ser fiéis a esse dever.

4 comentários:

Em contra-corrente disse...

Que bela lição nos dão estes muçulmanos. Estamos a receber constantemente notícias que os ligam ao terrorismo, mas temos que saber fazer a distinção. Pessoas criminosas há em todo o lado e em todas as religiões.

Caros Amigos disse...

Orar, sim. Mas não é preciso fazer como este motorista. "Quando orares, fecha a porta do teu quarto ... se não já tiveste a tua recompensa" - diz Jesus.

Maria João disse...

Sim, temos muito a aprender. Na oração e no facto de não terem vergonha da sua religião.

Claro que não devemos parar o autocarro ...


Uma santa Quaresma

Anónimo disse...

Eu creio que devemos aprender, MAS...
(eu gostaria de dar uma dimensão muito grande a este "mas..." que não consigo expressar adequadamente, mas talvez se compreenda um pouco...)
FF