quinta-feira, 31 de dezembro de 2009



Vamos começar um novo ano. O que passou deixou muitas sombras negras: desemprego, pobreza, fome, doenças e epidemias agravadas pelas condições de miséria e conflitos armados. E como se não bastasse, o aumento dos crimes contra pessoas e bens.
Segundo o relato dos meios de comunicação são muitas as mulheres e crianças vítimas de violência infligida por familiares.
O número de homicídios tem disparado. A violência afecta milhões de pessoas.
Amargura-nos a consciência de impotência que sentimos perante essas duras realidades. Mas o derrotismo e o pessimismo não constróem. Por isso mantenhamos a esperança de que havemos de caminhar para um mundo mais humano. Um mundo em que a guerra, o terrorismo e toda e qualquer forma de violência – física, psicológica, moral – irão perdendo terreno; em que o fosso entre ricos e pobres irá diminuindo; de que a fome, a doença e qualquer outro flagelo imposto pelo homem serão banidos; em que os mais desfavorecidos merecerão mais atenção; em que as crianças poderão ser plenamente crianças; em que virtudes como o amor, a tolerância, a fraternidade se irão impondo... E não pensemos que isto é irrealismo. A esperança cristã diz-nos que o mal não levará a melhor. Deus está connosco. Em muitos aspectos o mundo tem evoluído num sentido positivo. Basta lembrar-nos da maior sensibilidade pelos direitos humanos, a atenção maior de pessoas e instituições aos mais pequenos e indefesos.
Se quisermos, e com a ajuda de Deus que devemos pedir, este ano será melhor. Terá mais paz e amor. E isso é fundamental para que nos sintamos bem.
Que este ano seja um ano bom depende de mim e de ti, caro leitor. Sim, de cada um de nós.

8 comentários:

Em contra-corrente disse...

Feliz Ano Novo também para ti!
Com saúde e amor!

Maristella Padão disse...

Feliz Novo Ano, com muita paz!
Alegria, amor, esperança.
Beijos. Mari!

Olívia Gomes disse...

Um 2010 muito feliz!
Para todos!

Anónimo disse...

URRA! URRA!
Palmas para o novo ano!

Joaquim Costa disse...

Etou mais velho um ano!
Como isto passa!...

Joaquim Costa disse...

Etou mais velho um ano!
Como isto passa!...

Anónimo disse...

Bom sinal!!!

malu disse...

Mais vale tarde que nunca. Esperando que o ditado acerte;)

Feliz Ano Novo para si também!

Muita saúde e paz.
Um abraço!