terça-feira, 11 de agosto de 2009

Apreciemos a liberdade

Estive há dias com uma família católica chinesa a viver em Portugal. A filha mais velha já tem 13 anos e frequenta as escolas portuguesas desde miúda. Daí que não tive dificuldades em entender tudo o que os pais me quiseram dizer. Com uma intérprete assim o diálogo foi fácil.
Disseram que gostam de viver em Portugal e que os filhos estão plenamente integrados. Já eram católicos na China, mas sentiam-se marginalizados. Aqui é tudo muito diferente. As pessoas nem sabem o bem que têm em poder livremente expressar a sua fé.
E deram-me a conhecer o sonho que têm: o de voltarem à China e poderem ser livres como todos os chineses o são em Portugal.
Fiquei edificado com a fé daquela gente. Crêem que também na China a Igreja católica tem um futuro florescente. São cerca de 100 mil chineses que todos os anos se convertem a Cristo e se tornam católicos. Apesar de isto ser proibido. E milhões terem sofrido na pele esta proibição.
Como escreveu Tertuliano acerca das perseguições dos cristãos dos primeiros séculos: "O sangue dos mártires é semente de novos cristãos".

16 comentários:

João Joaquim Costa disse...

Nós não sabemos o bem que temos: Somos crentes e livres de o manifestar.

Em contra-corrente disse...

A liberdade não vai tardar, pois não há mal que sempre dure. A China já tem 12 milhões de católicos e mais de 100 mil conversões de adultos todos os anos. E isto é tanto mais de admirar na medida em que ser católico nesse país é um risco. Sobretudo para bispos e padres.
As autoridades instituíram a chamada Associação Patriótica, em 1957, para ter uma Igreja Católica ligada ao Estado e desligada do Papa de Roma. Muitos católicos, cansados de tantos anos de medo e castigos, sentiram que a única maneira de praticarem a sua Fé era ligar-se a essa Associação.
Mas muitos preferiram viver clandestinos e enfrentam a opressão e constantes riscos.
Deus dá-lhes coragem.

Anónimo disse...

Edifica-me sempre a vida difícil que os Crentes têm nos países onde não há liberdade, nomeadamente a religiosa. E nós sentimos como não é fácil ser Crente/Católico nas nossas terras. Ajuda-me a fortalecer a minha fé e vivência religiosa e a tentar que outros a vivam e manifestem com plena consciência e muita coragem.
Que Deus lhes /nos dê força.
FF.

jammarques disse...

Nem a inocente miúda chinesa faz ideia do vespeiro em que se está a meter...A família,portadora de uma milenar filosofia da vida ,pela vida e para a vida deveria antes aconselhá-la a deixar as péssimas companhias que podem dar-lhe cabo da hipótese de felicidade com a introdução dos horrorosos con- ceitos de céu,inferno,pecado,perdão,pai,filho e espírito santo,oração,fé esperança e caridade...vida eterna,melhor ou pior conforme o juízo final e quejandas atrocidades ...más para crianças e até para adultos desprevenidos.
Integrar-se na "sociedade portuguesa" não passa para chineses ou quaisquer outros povos de grande riqueza cultural,por assimilar o que de pior tem essa sociedade e que,note-se,nem sequer é demonstrativo.Ser católico em portugal é hoje,felizmente,muito pouco definidor desta "para-sociedade portuguesa"ou lá o que isto seja!!! SE ALGO DE POSITIVO "AQUI"ACONTECE,SERÁ O DECLÍNIO DA CRENDICE,DA BEATICE E DA CHARLATANICE DA IGREJA NOS SEUS VÁRIOS DISFARCES...da fatucha da cova(hoje é dia de tristíssimo espectáculo no buraco),ao anónimo FF do ver para crer,passando pelo sô padre da paróquia local ou vizinha(tanto me faz,que não tenho o desagradável ensejo de conhecer nehum deles a lutar pela bucha,tá visto)
VOTO POR QUE A CHINA NÃO SE DEIXE CONTAMINAR POR ESTE VÍRUS REAL DO CATOLICISMO!!!

Em contra-corrente disse...

O JamMarques parece-me amigo de Hugo Chavez. Estarei enganada? E de Mao Tse Tung que Deus tenha em descanso.
Leu a notícia que segue nos jornais de hoje?
«A pontapés e pauladas um grupo de simpatizantes do regime do presidente Hugo Chávez agrediu, hoje, três dezenas de jornalistas, entre eles mulheres, ocasionando 12 feridos, oito deles gravemente.

Os jornalistas distribuíam panfletos contra um dos artigos da nova Lei Orgânica de Educação -actualmente em debate no parlamento - que, dizem, atenta contra a liberdade de expressão.

"Temos 12 companheiros lesionados, oito gravemente (...) as nossas únicas armas eram uns panfletos explicando que se restringirem a liberdade de expressão não poderemos denunciar os problemas das comunidades", explicou a jornalista Maria Alejandra Monágas.

Os jornalistas feridos pertencem à Cadena Capriles, empresa venezuelana detentora do Últimas Notícias, o jornal de maior tiragem no país, muitas vezes acusado pela oposição de simpatizar com o regime do presidente Hugo Chávez. É também proprietária dos jornais El Mundo e Líder, a revista dominical e do portal digital cadenaglobal.com.

Em declarações ao circuito Unión Rádio Notícias, o director do Últimas Notícias, Eleazar Díaz Rangel, manifestou uma "enérgica condenação" pelo que descreveu como "uma atropelo selvagem contra os jornalistas".

"Isto merece o repúdio de todos, incluindo dos partidários da lei (defensores do nova Lei de Educação). Não só as autoridades terão que investigar e determinar com a maior celeridade possível para ver quem são os responsáveis mas devem condenar esta selvajada que cometeram contra os jornalistas que ali estavam pacificamente", disse.

Fonte da Cadena Capriles, contactada pela Agência Lusa, explicou que durante o ataque foram feridos os jornalistas Gleicys Pastrán, Greky Bolanho, Octávio Hernández, Manuel Álvares, Jesus Hurtado, Sérgio Moreno, César Batis, Marier Rondón, Marcos Ruiz, Fernando Peñalver e Ubaldo Arrieta.

A 8 de Agosto, os jornalistas e trabalhadores da Cadena Capribles, exigiram a "demissão imediata" da procuradora-geral da República, rejeitando que quem deveria garantir os Direitos Humanos "reclame limites à liberdade de expressão" e promova um Projecto de Lei Especial contra os Delitos Mediáticos.»

Unknown disse...

Nossa, me arrepiou ler esse post. Fiquei pensando em como temos a graça dessa liberdade de culto, aqui no Brasil também, e nem sempre usamos... posso carregar a Bíblia, participar de pastorais, ir às missas todos os dias, rezar o terço em público, e muitas vezes não dou o devido valor a isso!
Louvado seja Deus por esse testemunho, que nos mostra o valor do que temos e nem sempre aproveitamos.

abraços!

Olívia Gomes disse...

Tens razão Dani. O jammarques fala porqe está num país livre.
Graças ao Deus que ele despreza.

jammarques disse...

Olhe cara Olivia :não estou num país livre graças a deus nenhum...quando muito graças aos capitães de abril...que começam a ser esquecidos,à medida que este "país livre"vai desaparecendo e...NÃO DESPREZO O QUE NÃO EXISTE...é esta a diferença que vai de mim a si,olivia,desolada amante do inexistente.
Por outro lado,cara em contra a corrente,não sou especial admirador de Hugo Chávez,se bem que acredite só na metade do que dele se diz ser contra a liberdade
(e na colômbia,e no méxico,e nas honduras,e na argentina???);quanto ao Mao,contrariamente ao que pensa,considero-o um monstro que nada tem que ver com o povo chinês,um pesadelo que por ali passou (e até engendrou um livrinho tão mau e tão rasca quanto o livralhão dos católicos...é certo que menos maléfico porque muito mais restrito no tempo e no espaço!!!)
ACHO QUE PODEM (E DEVEM?)CONTINUAR NAS ORAÇÕES...O SR.GOSTA(gostará?!) E VÓS PASSAIS O TEMPO...a prevenir o post mortem!!!

Ver para crer disse...

jammarques:
Se te fosse dado ver a alegria daqueles chineses crentes talvez não falasses assim dos que têm a felicidade de acreditar em Deus!
Quantos e quantos vivem só com a esperança neste mundo e desesperam quando vêem isso a acabar...
Não troces da "ignorância" de mais de 95 por cento dos teus contemporâneos que acham que a existência de Deus é uma realidade benfazeja. Não serás tu o "ignorante"?!
E por hoje fico-me por aqui.

Anónimo disse...

Também os cucos, utilizam os ninhos das outras aves para depositar as suas "crias", sem respeito pelos outros pássaros. Mas eles, os cucos, é que estão certos.
FF.

jammarques disse...

Caro Ver para Crer:
Salvo o muito devido e sincero respeito, a existência de deus não é uma realidade...se fora não era preciso crer nela,ERA! O crer nessa existência é que é mau,muito mau...vejam-se os crimes que a Humanidade( que existe e amo,tout court) sofre e comete a coberto dessa crença:desde os cristãos aos muçulmanos.E justamente onde menos ocorrem atrocidades "em nome de deus"é entre as sociedades que têm a felicidade de eliminar essa "entidade"dos seus parâmetros mentais(os budistas,os hindus que foram das poucas comunidades-sendo felizmente em grande número-que não foram,ou,antes,resistiram,ao canto da "palavra"que a cristandade
e a jyhad lhes tentaram impingir).
Por isso insisto que é BOM para os chineses manterem-se afastados dos malefícios cristãos como dos malefícios islâmicos que tentam infiltrar-se quer na via das "falinhas mansas"(cristãs)quer na via abertamente violenta(islamitas) a partir de populações islâmicas que pululam no seu imenso território.
AS FILOSOFIAS ORIENTAIS AMAM O SUFICIENTE A VIDA E O INDIVÍDUO PARA SE DESVANECEREM COM HISTÓRIAS DA CAROCHINHA,nomeadamente as que ,segundo me diz,deslumbraram a família chinesa.O EXÓTICO ATRAI,como está a suceder à dita família.O que vê,meu caro, não é necessariamente alegria ou felicidade...é SURPRESA E ,CLARO,CURIOSIDADE.
Sendo também certo que na China,na Coreia,e na Índia,tal como no Brasil ou aqui, há pessoas crédulas.É PENA!!!

Ver para crer disse...

Jammarques:

Bom dia!
Desculpe mas não estou de acordo consigo. Pelas seguintes razões, entre outras:

1. Toda a região da Indochina tem sido vítima das maiores atrocidades da história recente. A China, a Coreia do Norte, etc. continuam a ser vítimas do comunismo opressor que não foi originado pelas religiões mas pelo ateísmo materialista. E são autóctones que escravizam os seus irmãos. A Índia, e não só, é vítima de uma sociedade de castas bem definidas onde uns são párias e outros senhores. Basta ver www.sonrisasdebombay.org, de que dentro em breve darei nota, e o exemplo das Irmãs da Caridade criadas por Madre Teresa de Calcutá para ver que os cristãos ali têm levado ajuda e conforto, que são uma pequena gota de água para as necessidades daquelas gentes escravizadas pela fome e exploradas pelos seus irmãos de raça.

2. A Europa está hoje muito materializada por via do capitalismo e da ideologia comunista. Nela nasceram ideologias terríveis – o comunismo e o nazismo, entre outras de menor peso – mas penso que estará de acordo que estas não são frutos do cristianismo, mas antes o combateram quando se lhes opôs.

3. O cristianismo tem na sua essência o melhor que a humanidade produziu: o amor ao próximo, a fraternidade e até a liberdade, no seu melhor sentido. Basta ler o Novo Testamento para ver que se trata de algo muito humanista e gerador de fraternidade. O difícil é pô-lo em prática.

4. A Revolução Francesa não inventou o seu lema de Igualdade, Fraternidade e Liberdade. Foi buscá-lo ao Cristianismo. Mas também ela cometeu desmandos monumentais de violência e opressão para com os que a não apoiavam.

5. A Igreja Católica, e outras Igrejas Cristãs, têm em campo uma obra de ajuda aos mais pobres que ninguém deve ignorar. Só a Igreja Católica tem a seu cargo mais de 25 por cento do tratamento dos doentes dos países mais pobres. Para além de muitas outras ajudas materiais no combate às diversas pobrezas. Só nestas férias grandes partiram para países pobres quase 400 jovens leigos portugueses, com a finalidade de ajudar no que lhes for possível.

6. Todas as diversas comunidades religiosas – cristãs e outras – são constituídas por pessoas com defeitos e virtudes. Por isso nem tudo corre de modo perfeito. Mas o saldo é altamente positivo.
Depois há os “aproveitadores” da religião para a porem ao seu serviço egoísta. Entre eles, políticos e “senhores da guerra” que manipulam sabiamente os crentes de qualquer ideologia ou religião.

7. Crentes ou ateus, o que se espera de nós é que todos colaboremos para um mundo mais fraterno, pois temos uma origem e uma pátria comum.

Ver para crer disse...

FF amigo:

Este é um blogue aberto. Criei-o assim e assim o quero manter. Nele podem ter opinião pessoas que não têm a nossa Fé.
Até podem servir para nós reflectirmos e sermos melhores.
Desde que haja respeito mútuo, tudo bem.
Eu estou de férias e, por isso. tenho mais tempo para isto. E o Francisco e a família, como vão?

Caros Amigos disse...

Jammarques:

Conheço algo do mundo e não tenho visto que a religião faça mal a alguém.
Os marginais e os ladrões não são religiosos. Se o fossem, talvez não andassem nesses caminhos.
Teno um vizinho que em vez de mandar os filhos à catequese e ir com eles à missa, troçava de tudo isso. Hoje está arrependido pois os filhos só lhe dão desgostos.

Anónimo disse...

Caríssimo Ver para Crer: Gostei deveras da sua resposta em 7 (totalidade) pontos. Melhor, seria difícil. Que ela se compreenda e se aceite, com respeito e sensatez, como aponta no seu último apontamento -3º parágrafo- que compreendi... antes de mo mandar.
Estamos bem, aqui bem perto, mas ocupados com 2 irrequietíssimas crianças. Sexta terei de descer ao múnus que aceitei, e não sei se volto. É assim, como sabe. Um abraço do FF.

Joao Batista disse...

Olá, caro amigo!
Tivemos algumas mudanças e o blog mudou. Agora no lugar do Ecclesiae Dei, é o http://catolicosomos.blogspot.com
Visite-nos e troque o link no seu blog, ok?
Abraços
João Batista