sábado, 23 de maio de 2009

Comunicações Sociais


A propósito do Dia das Comunicações Sociais, lembro-me de um facto verdadeiro, contado por um colega, o Cónego Adriano.
Há uns anos um homem do Porto da Vila, freguesia de Penela, encontrou um pequeno papel afixado num poste que dizia simplesmente: "Cristo morreu por ti". Ao fundo um convite para participação num culto e a direcção da Igreja protestante que o promovia.

O homem não participou do culto, que iria ter lugar em Coimbra, mas resolveu pedir mais informações para a direcção que ali vinha.

Resultado: Alguém veio falar com ele e com um pequeno grupo de vizinhos e daí a algum tempo punham mãos à construção de um pequeno lugar de culto no lugar de Viavai, ali bem próximo e com mais população.

Lição deste caso: Temos de usar todos os meios ao nosso alcance para levar o Evangelho de Jesus Cristo aos homens de hoje.


Foi neste sentido que o Vaticano lançou há dias o portal www.pope2you.net ("Papa para ti", em tradução livre). É mais uma iniciativa da Santa Sé que usa a internet como ferramenta para aproximar Bento XVI do público jovem.
Em Janeiro, o papa lançou um canal próprio no YouTube. O novo portal promove a fé católica e oferece aplicativos que permite que usuários do Facebook e de iPhone se integrem no portal.
"Estas aplicações abrem a Igreja ao mundo das redes sociais, uma espécie de continente, onde os jovens podem ajudar a levar a fé católica", disse Padrini na apresentação do portal no Vaticano. Através das informações que circularem no Facebook, onde há muitos grupos católicos, queremos estimular a reflexão e a amizade e difundir a fé católica, conforme o Papa pediu aos jovens na praça de São Pedro", acrescentou.

4 comentários:

Caros Amigos disse...

Nunca se sabe o alcance duma palavra. Se for positiva, poderá levar ao bem. Se for negativa, ao bem nunca levará.

Joaquim Costa disse...

Jesus manda-nos ir pelo mundo. Os apóstolos foram com o seu corpo e a sua palavra. Não tinham os meios que hoje temos.
Será pecado de omissão se não os usarmos para anunciar Jesus Cristo.

Olívia Mendes disse...

Este facto lembra-nos o nosso dever de anunciar Jesus Cristo por todos os meios.

Ecclesiae Dei disse...

É bom ver como nossa Igreja, em especial na pessoa do Papa tem avançado nas novas tecnologias. Absurdo esses que dizem que a Igreja é ultrapassada, pelo contrário, está a frente no tempo em que vivemos, usando todos os meios possíveis para evangelizar!
Abraços