terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um mártir da fé à maneira antiga


O julgamento de Yousef Nadarkhani fez-me lembrar as numerosas “Actas de Mártires” que chegaram até nós e nos contam os julgamentos sumários de cristãos de todas as idades e condições no Império Romano, no tempo das perseguições.
O tribunal da província de Gilan, no Irão, determinou que Nadarkhani devia renegar a sua fé em Jesus Cristo, pois ele vem de uma família de ascendência islâmica. O SupremoTribunal do Irão disse anteriormente que não deveriam determinar se o pastor Yousef tinha sido muçulmano ou não em sua conversão.
No entanto, os juízes exigiram que ele se retratasse da sua fé em Cristo antes mesmo de terem provas contra ele. Os juízes afirmaram que, embora o julgamento vá contra as actuais leis iranianas e internacionais, eles precisam manter a decisão do Tribunal Supremo em Qom.
Quando lhe pediram para que se “arrependesse” diante dos juízes, Yousef disse:
“Arrependimento significa voltar. Eu devo voltar para o quê? Para a blasfémia que vivia antes de conhecer a Cristo?”
E os juízes responderam-lhe:
“Deves voltar para a religião dos teus antepassados, deves voltar para o Islão”.
Yousef ouviu e respondeu: “ Isso era atraiçoar Jesus Cristo. Eu não posso fazer isso!”
No julgamento que aconteceu no passadop dia 28 de Setembro, Yousef Nadarkhani voltou a afirmar a sua fé em Jesus Cristo e de acordo com a Sharia [lei islâmica] foi condenado pelo crime de apostasia (abandonar o islamismo) e sentenciado à morte por enforcamento.
Este Cristão tem mulher e filhos mas põe a sua Fé acima de tudo. Ele sabe que os inimigos de Cristo podem levar até ao fim o seu ódio contra ele. Mas prefere morrer a atraiçoar o seu Deus.
Que belo exemplo para nós que nos dizemos cristãos mas renegamos a nossa fé na primeira ocasião em que ela nos traga contrariedades!

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade, a coragem que ele demonstra, envergonha-nos pela tibieza e comodismo que por vezes manifestamos. Pergunto-me muitas vezes se nestas circinstâncias extremas eu teria a coragem de deixar a casa, a esposa, os filhos, como este corajoso discípulo de Cristo. Que o seu testemunho seja seguido; que o seu sangue, e de tantos outros em circunstâncias idênticas, seja semente de cristãos.
FF.