quinta-feira, 14 de abril de 2011

A coragem da Fé


Perante o sofrimento de tantas pessoas por doenças, perdas de entes queridos, etc., etc., vale a pena conhecer e meditar no exemplo da jovem Chiara Luce. Trata-se de uma rapariga italiana de 18 anos que gostava de patinagem, montanhas e mar. "Era uma menina cheia de vida: gostava de rir, cantar e dançar” – conta a sua mãe. Os primeiros sintomas da doença sentiu-os aos 17 anos, enquanto jogava ténis. Chegou a casa pálida e cheia de dores. “Senti uma dor muito forte no ombro – contava ela – tão forte que a raquete caiu da minha mão”. O primeiro médico que a examinou pensou tratar-se de uma distensão. Mas exames posteriores deram a conhecer a gravidade da doença. Uma TAC (tomografia axial computadorizada) revelou o que ela tinha: um osteosarcoma – um cancro nos ossos.
"Naquele dia, – lembrava a mãe – eu não pôde acompanhá-la, porque estava com flebite e o médico tinha-me proibido qualquer movimento. Depois de duas horas intermináveis, Ruggero (o pai) e Chiara voltaram. Ela vinha na frente, caminhando lentamente, vestida com a sua jaqueta verde. Tinha o rosto sombrio e olhava para o chão. Perguntei como tinha sido e ela, sem me olhar, respondeu: 'Não diga nada agora', e jogou-se na cama com os olhos fechados.
Aquele silêncio era terrível, mas eu tinha que respeitá-lo. Eu olhava para ela e pela expressão de seu rosto via toda a luta que estava travando interiormente para dizer o seu ‘sim’ a Jesus. Passaram 25 minutos. De repente ela voltou-se para mim, com o sorriso de sempre, dizendo: 'Agora você pode falar'.
"Naquele momento eu perguntei-me quantas vezes ela iria ter que repetir o seu sim, no sofrimento. Mas Chiara precisou, como eu já disse, de 25 minutos, e desde então nunca mais voltou atrás".
Chiara veio a falecer em 7 de outubro de 1990. Ela mesmo havia preparado tudo: os cânticos de seu funeral, as flores, o penteado, o vestido de noiva, para a sua 'festa de núpcias' com o Senhor. "As suas últimas palavras – que não foram o seu último acto de amor, porque esse foi a doação das suas córneas a dois jovens – quando se despediu, foram: 'Tchau mamã! Esteja feliz, porque eu estou feliz'", recorda a mãe, Maria Teresa.
Há poucos meses esta jovem foi apresentada como modelo de Fé a todos nós, na sua beatificação. Que todos os que sofrem tenham bem presente o seu exemplo de coragem e fé.

6 comentários:

Anónimo disse...

São exemplos desses que nos dão coragem na nossa dor.

Anónimo disse...

São exemplos desses que nos dão coragem na nossa dor.

crysas disse...

Devemos lembrar-nos de agradecer a Deus por todo o bem que temos, quando somos saudáveis, e só depois pedir-lhe que continue a proteger-nos.

Contra a corrente disse...

Sou fã dessa moça.Ela deu-nos o exemplo de aceitar que a doença e a morte não são desgraças mas caminho para Deus.

carissimos disse...

Hoje é dia de meditarmos na morte de Jesus.
Ele entregou-se porque nos ama.

Anónimo disse...

O exemplo desta jovem ilumina-nos a nossa passagem deste mundo.