quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Apóstolo dos leprosos na China


No mundo, muitas coisas são negativas mas muitas outras revelam-nos factos e pessoas que são estrelas brilhantes do amor ao próximo.

O padre Ruiz Suárez é uma destas estrelas. Pouco conhecido no ocidente e no país que o viu nascer há 95 anos – a Espanha –, é bem conhecido em Macau, antiga colónia portuguesa, e também em toda a China.

Nos últimos 67 anos, o padre Luis Ruiz Suárez, da Companhia de Jesus (Jesuítas) trabalhou com os mais pobres da China, sobretudo com os leprosos. Tem 95 anos e dirige 145 leprosarias, que atendem 10 000 doentes, e um centro para doentes com sida. O seu lema é: «Não há maior alegria do que fazer as pessoas felizes».

Em 1986, o padre Luis Ruiz Suárez, então com 73 anos, visitava, com a ajuda de uma moto, as missões dispersas. Um dia, o padre Lino Wong, seu amigo, contou-lhe que havia uma leprosaria em condições miseráveis na província de Guangdong, no Sudeste da China. Ali, numa ilha, as autoridades tinham depositado todos os leprosos. Então, uma noite, ele e o padre Lino foram lá numa lancha de pesca. Pareciam contrabandistas.

O padre Luis levou cigarros para dar aos leprosos. Quando chegou, deparou com um cenário aterrador, que nunca mais esqueceu: aquela gente vivia num lugar sujo e asqueroso. Centenas de pessoas agonizavam abandonadas, sem comida, sem roupas, sem qualquer tipo de ajudas.

Um leproso aproximou-se dele e o padre Luis estendeu-lhe a mão, para o cumprimentar. Reparou, nesse instante, que faltava ao homem uma parte do braço. A falta de algum membro ou de uma parte do corpo era comum a todos os habitantes da ilha. Então, ele acendeu os cigarros e colocou-os na boca ou nos cotos dos leprosos.

A ilha de Tai Kan (Cantão) foi, a partir de então, a sua missão. Em Macau tinha 25 freiras a trabalhar com ele. Pediu-lhes ajuda. Cinco foram com ele: uma espanhola, de Sevilha, e quatro indianas. Com o tempo, ergueram 40 leprosarias naquele território.

Em 1992, visitou os leprosos nas províncias de Yunnan e Sicuani, no Sudoeste da China. Dez anos depois, deixou a direcção da Cáritas chinesa, para se dedicar completamente aos leprosos. E ainda dirige 145 leprosarias, as quais atendem 10 000 doentes e, desde 2004, também um centro para tratamento de doentes com sida na província de Hunan.
Que belo exemplo de amor nos dá este "velhinho" de 95 anos!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Gozar a vida

Já aqui referi o assunto. Em Londres e outras cidades, ateístas estão a usar autocarros com frases como esta: "Deus provavelmente não existe. Deixe de se preocupar e goze a vida".
Quanto à primeira parte da mensagem, deixo-a de lado, por agora. Vou fixar-me, só, no "goze a vida".
O apelo a gozar a vida está bem dentro do que pensa a maioria das pessoas. Mas será que as beneficia? E sobretudo à sociedade?!
Todos sabemos que a maioria da nossa gente – sobretudo os mais novos – anda à procura do que agrada e dá prazer e põe de lado o que pode provocar algum tipo de desconforto. Coisas como solidariedade para com os carenciados, amor desinteressado e até o trabalho podem admirar-se nos outros mas queremo-las longe de nós. O prazer é o objectivo supremo da vida.
Com facilidade se ouve criticar a política que permite que haja quase mil milhões de pessoas a passar fome no mundo ou que permite a miséria de tantas pessoas e, por outro lado, o esbanjamento e riqueza de uns tantos. Não será essa referida ganância e a respectiva pobreza provocada por políticas que visam apenas o próprio bem estar egoísta dos que têm o poder?
O apelo a "gozar a vida" num tempo de crise económica para tanta gente que não sabe como arranjar dinheiro para dar de comer à família ou pagar a renda ou prestação da casa não será "gozar" com os pobres e deserdados do mundo?!
Como é diferente a mensagem daqueles que não se ficam no seu conforto mas vão em ajuda dos que precisam! Ou daquelas instituições e comunidades que fazem apelo e organizam a solidariedade para com os carenciados! Ou como aqueles padres que são capazes de dizer nas suas igrejas que se houver alguém nas suas comunidades a passar fome que venha ter com eles, pois hão-de arranjar maneira de lhes valer!
Aqui está a diferença entre a moral destes referidos ateus e a dos homens de boa vontade que até podem nem ser muito religiosos.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Prostituição: nova lei pune clientes

Já entrou em vigor uma lei que proíbe os cidadãos noruegueses de pagarem por sexo dentro ou fora do país. De acordo com as autoridades da Noruega, quem for apanhado a contratar serviços de prostitutas pagará uma multa e poderá ser condenado a seis meses de prisão.
Em casos de prostituição infantil, a detenção poderá ser estendida para três anos. O governo norueguês decidiu punir clientes, e não as prostitutas, numa tentativa de combater problemas como o turismo sexual e a prostituição infantil.
A nova lei é mais dura do que as medidas já introduzidas por outros países escandinavos, como Suécia e Finlândia. Na Noruega, a polícia será autorizada a escutar telefones para reunir provas contra os infractores.
De acordo com o jornal norueguês Dagsavisen, a nova legislação já provocou o êxodo de muitas prostitutas estrangeiras. "Temos indicações de que cerca de 50% das prostitutas do leste europeu e 40% das nigerianas já saíram do país", disse Olav Laegdene, do Centro da Mulher Nadheim ao diário.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Um profeta do nosso tempo

D. Manuel da Silva Martins disse, há dias, na TSF, que «existe muita fome em Portugal, sobretudo nas famílias constituídas por reformados», onde o orçamento «vai quase todo para os remédios» dos idosos.
«Os responsáveis deste país deviam parar para reflectir um pouco e ver que caminhos deviam abrir para criar um clima de esperança em Portugal», disse aquele que se considera mais uma voz a juntar à de tantos portugueses que vivem mergulhados no desânimo perante as políticas sociais.
Questionado sobre a revisão do Código de Trabalho que já motivou uma manifestação, convocada pela CGTP, que juntou 200 mil pessoas em Lisboa, o primeiro bispo de Setúbal afirmou que o novo documento agride os trabalhadores.
«Este Código do Trabalho agride directamente a dignidade e a capacidade de sonhar sobretudo dos mais pobres e dos mais jovens», mas também das pessoas de meia-idade que ficam desempregadas, destacou, sublinhando que também este assunto deve merecer «uma atenção redobrada por parte de quem manda».
O antigo Bispo de Setúbal sabe o que diz e nunca teve papas na língua. Ficou célebre o seu comentário a declarações de Mário Soares, quando este era primeiro ministro do governo português, nos princípios da década de 80, e que dizia que não havia fome em Portugal:
– Se Portugal é Nafarros, o primeiro ministro tem razão. Tenho a certeza que não há fome em Nafarros, declarou o Bispo referindo-se ironicamente à casa rica do então primeiro ministro.
Foi o seu nunca desmentido compromisso com os mais pobres que levou algumas autarquias a designá-lo seu «cidadão honorário». Também foi condecorado com várias medalhas de mérito, dando o seu nome ao polo de Setúbal da Universidade Moderna e à antiga escola Secundária Nº1, localizada na estrada do Alentejo.
A própria Assembleia da República aproveitou a sessão evocativa dos 60 anos da assinatura, em Paris, da Declaração Universal dos Direitos do Homem, para lhe entregar a medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário daquela Declaração.
D. Manuel da Silva Martins nasceu em Leça do Balio a 20 de Janeiro de 1927. Está, portanto, a completar 81 anos de idade. Este blog presta-lhe sincera homenagem e deseja que continue por muitos anos a ser luzeiro num país que bem precisa de profetas que sejam voz dos mais pequenos e marginalizados.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Conselhos de Bill Gates

Eis alguns conselhos que um dos homens mais ricos do mundo – Bill Gates – deu aos alunos de uma escola secundária dos Estados Unidos. É um pequeno resumo do que disse àqueles jovens mas que pode servir também para alguns de nós, sobretudo os que se preparam para a vida activa. O homem da Microsoft quis chamar a atenção para o facto de a "pedagogia da vida fácil para as crianças" estar a criar uma geração de inadaptados, a falharem na vida.
1. A vida não é fácil. Habitua-te a esta ideia.
2. O mundo não se preocupa com a tua auto-estima. O mundo espera que faças alguma coisa de útil por ele, antes de te sentires bem contigo próprio.
3. Não ganharás 5.000 euros por mês, mal saias da Escola, nem serás vice-presidente de uma empresa, com carro e motorista à tua disposição, antes de teres conseguido comprar o teu próprio carro.
4. Se achas agora o teu professor exigente e duro, espera até teres um chefe. Ele nunca terá pena de ti.
5. Vender jornais velhos ou trabalhar durante as férias não te diminui socialmente. Os teus avós têm uma palavra diferente para chamar a isso: eles chamam-lhe "oportunidades".
6. Se fracassares, não atribuas a culpa aos teus pais. Aprende com os teus erros, em vez de te ficares só a lamentá-los.
7. Antes de nasceres, os teus pais não eram tão críticos como agora, depois de terem de pagar as tuas contas, lavar as tuas roupas e ouvir-te dizer que eles são "ridículos". Não julgues que vais salvar o mundo para a próxima geração, querendo corrigir os erros da geração dos teus pais. Tenta começar por limpar o teu próprio quarto.
8. A tua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Na escola, podes repetir algum ano, mas na vida real, se pisares o risco, podes ser despedido! Faz tudo certo logo à primeira vez.
9. A vida não se divide em semestres, nem terás verões livres. E é pouco provável que tenhas colegas a ajudar-te a cumprir as tarefas no final do período.
10. O que se vê na televisão não é a realidade da vida. Nesta, tens que deixar o bar e a discoteca para ir trabalhar.
11. Sê simpático mesmo com os colegas que julgas patetas. É muito possível que venhas a trabalhar para algum deles.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Uma mão quando mais se precisa




O aborto não costuma ser um processo fácil. Nem sempre uma mulher ou um homem se conseguem perdoar a eles próprios pela decisão que tomaram um dia. A Igreja Católica também dá apoio nestes casos, ao contrário do que a maioria da sociedade possa pensar. Deixo-vos uma ideia resumida da Vinha de Raquel e os contactos, caso alguém esteja a precisar de ajuda.



A Vinha de Raquel é uma obra que surgiu na Igreja e que tem como objectivo acompanhar e dar apoio espiritual e psicológico, individual ou em grupo a quem sofre por ter passado pela dor do aborto.


Nesta ajuda colaboram sacerdotes e psicólogos. Por um lado, há uma partilha espiritual centrada na Pessoa de Jesus Cristo, no acolhimento do perdão de Deus. Por outro, trabalha-se a dimensão psicológica. Já existe há dez anos em Portugal.


Para mais informações:
Telm. 917354602.
E-mail:
vinha.raquel@email.com
http://www.rachelsvineyard.org/
As informações e as inscrições são estritamente confidenciais.
E, claro,
... se estiveres grávida e com dificuldades, não impeças uma vida de nascer. Há quem te possa ajudar. A Ajuda de Mãe existe para isso: http://www.ajudademae.com/. Pode não ser muito conhecida, mas as verbas que existem servem para ajudar as mulheres e jovens que querem ter o filho e não têm grandes condições, e não podem ser utilizadas em publicidade. Aliás, todas as ajudas são bem-vindas ...

sábado, 3 de janeiro de 2009

O quarto Rei Mago

Todos conhecemos os três Reis Magos. Mas nem todos sabem a história de Artaban, o quarto mago, que passou a vida à procura de Jesus e só o encontrou quando Ele estava a ser crucificado. É uma lenda linda que nos revela uma criatura cheia de bondade e fé que também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas sempre chegava atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque encontrava pobres e miseráveis a precisar da sua ajuda.
Primeiro desencontrou-se de Melchior, Gaspar e Baltasar, porque lhe apareceu um homem meio morto no caminho, a quem o coração lhe pediu para ajudar.
Chegado a Belém, teve de comprar a vida de uma criança que estava para ser assassinada, às ordens de Herodes, dando ao soldado que a encontrara uma das pérolas que levava para oferecer ao Menino Jesus.
Sabendo que José e Maria tinham fugido para o Egipto, pôs-se a caminho mas Jesus já havia regressado a Nazaré. Quis ir lá adorá-lO mas um escravo ia ser levado à força para as galés e Artaban achou que era melhor oferecer-se para esse trabalho.
Depois de trinta anos de trabalhos forçados chega a Jerusalém. É tarde demais, o menino já se transformou em homem e está sendo crucificado naquele dia.
O rei havia comprado pérolas para Cristo, mas precisou vender quase todas para ajudar as pessoas que encontrou em seu caminho.
Sobrou apenas uma pérola – e o Rei Mago pensa com ela comprar a libertação de Jesus. Mas encontra uma mulher aflita a ser levada por uns homens. E salvou-a, oferendo uma pérola aos atacantes.
Agora já nada mais pode fazer. Nem uma pérola lhe resta para resgatar Jesus.
– Falhei a missão da minha vida – pensa o rei mago.
Mas neste momento, escuta uma voz: – Ao contrário do que pensas, tu estiveste comigo durante toda a tua vida. Eu estava a morrer e tu me resgataste. Tu me livraste da morte quando acudistes àquelas pessoas necessitadas. A tua caridade para com os pobrezinhos foi a melhor pérola que me podias dar. Muito obrigado por tantos presentes de amor!
É provável que esta história não passe de lenda. Mas revela-nos que todos podemos ser Reis Magos se vivermos em caridade para com os irmãos necessitados.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Exemplo a seguir

O cardeal Martino revelou que teve um encontro com o Grão-duque do Luxemburgo para informar-se de suas preocupações sobre uma nova lei que permite a eutanásia. O purpurado confirmou que «esta proposta de lei vai verdadeiramente contra a vida»; por isso, «o Grão-duque crê em consciência que não deve firmar uma lei contra a vida».
«Durante o encontro – concluiu Martino – pude comprovar sua fé católica».

Entretanto a Câmara dos Deputados de Luxemburgo vai propor uma modificação da Constituição para impedir que o Grão-duque bloqueie textos legislativos com sua negativa a assiná-los. O primeiro-ministro do país, Jean-Claude Juncker, propõe a reforma do artigo 34 da Carta Magna, onde se indica que o soberano deve «sancionar e promulgar» os textos legislativos. Se a reforma passar, o grão-duque poderá apenas promulgar leis.

É caso para perguntar: "Será que os políticos ouviram o povo do seu país antes de fazer tais leis contra a vida?!"

O Grão-duque Henrique de Luxemburgo adopta a mesma atitude tomada em 1990 por seu tio, o rei Balduíno da Bélgica, que se negou a firmar um texto aprovado pelo legislativo sobre a legalização do aborto.