sexta-feira, 13 de março de 2009

Uma Carta que vale a pena reflectir

Já escrevi sobre o assunto e estou de acordo com o que diz o Papa.
Acho mesmo que vale a pena lê-la. Por isso a deixo aqui:


«Carta do Papa Bento XVI aos bispos da Igreja Católica a propósito da remissão da excomunhão aos quatro bispo consagrados pelo arcebispo Lefebvre - 12/03/2009 - 13:03
Amados irmãos no ministério episcopal!
A remissão da excomunhão aos quatro Bispos, consagrados no ano de 1988 pelo Arcebispo Lefebvre sem mandato da Santa Sé, por variadas razões suscitou, dentro e fora da Igreja Católica, uma discussão de tal veemência como desde há muito tempo não se tinha experiência. Muitos Bispos sentiram-se perplexos perante um fato que se verificou inesperadamente e era difícil de enquadrar positivamente nas questões e nas tarefas atuais da Igreja. Embora muitos Bispos e fiéis estivessem, em linha de princípio, dispostos a considerar positivamente a decisão do Papa pela reconciliação, contra isso levantava-se a questão acerca da conveniência de semelhante gesto quando comparado com as verdadeiras urgências duma vida de fé no nosso tempo. Ao contrário, alguns grupos acusavam abertamente o Papa de querer voltar atrás, para antes do Concílio: desencadeou-se assim um avalanche de protestos, cujo azedume revelava feridas que remontavam mais além do momento. Por isso senti-me impelido a dirigir-vos, amados Irmãos, uma palavra esclarecedora, que pretende ajudar a compreender as intenções que me guiaram a mim e aos órgãos competentes da Santa Sé ao dar este passo. Espero deste modo contribuir para a paz na Igreja.



Uma contrariedade que eu não podia prever foi o fato de o caso Williamson se ter sobreposto à remissão da excomunhão. O gesto discreto de misericórdia para com quatro Bispos, ordenados válida mas não legitimamente, de improviso apareceu como algo completamente diverso: como um desmentido da reconciliação entre cristãos e judeus e, consequentemente, como a revogação de quanto, nesta matéria, o Concílio tinha deixado claro para o caminho da Igreja. E assim o convite à reconciliação com um grupo eclesial implicado num processo de separação transformou-se no seu contrário: uma aparente inversão de marcha relativamente a todos os passos de reconciliação entre cristãos e judeus feitos a partir do Concílio – passos esses cuja adoção e promoção tinham sido, desde o início, um objetivo do meu trabalho teológico pessoal. O fato de que esta sobreposição de dois processos contrapostos se tenha verificado e que durante algum tempo tenha perturbado a paz entre cristãos e judeus e mesmo a paz no seio da Igreja, posso apenas deplorá-lo profundamente. Disseram-me que o acompanhar com atenção as notícias ao nosso alcance na internet teria permitido chegar tempestivamente ao conhecimento do problema. Fica-me a lição de que, para o futuro, na Santa Sé deveremos prestar mais atenção a esta fonte de notícias. Fiquei triste pelo fato de inclusive católicos, que no fundo poderiam saber melhor como tudo se desenrola, se sentirem no dever de atacar-me e com uma virulência de lança em riste. Por isso mesmo sinto-me ainda mais agradecido aos amigos judeus que ajudaram a eliminar prontamente o equívoco e a restabelecer aquela atmosfera de amizade e confiança que, durante todo o período do meu pontificado – tal como no tempo do Papa João Paulo II –, existiu e, graças a Deus, continua a existir.



Outro erro, que lamento sinceramente, consiste no fato de não terem sido ilustrados de modo suficientemente claro, no momento da publicação, o alcance e os limites do provimento de 21 de Janeiro de 2009. A excomunhão atinge pessoas, não instituições. Um ordenação episcopal sem o mandato pontifício significa o perigo de um cisma, porque põe em questão a unidade do colégio episcopal com o Papa. Por isso a Igreja tem de reagir com a punição mais severa, a excomunhão, a fim de chamar as pessoas assim punidas ao arrependimento e ao regresso à unidade. Passados vinte anos daquelas ordenações, tal objetivo infelizmente ainda não foi alcançado. A remissão da excomunhão tem em vista a mesma finalidade que pretende a punição: convidar uma vez mais os quatro Bispos ao regresso. Este gesto tornara-se possível depois que os interessados exprimiram o seu reconhecimento, em linha de princípio, do Papa e da sua potestade de Pastor, embora com reservas em matéria de obediência à sua autoridade doutrinal e à do Concílio. E isto me traz de volta à distinção entre pessoa e instituição. A remissão da excomunhão era um provimento no âmbito da disciplina eclesiástica: as pessoas ficavam libertas do peso de consciência constituído pela punição eclesiástica mais grave. É preciso distinguir este nível disciplinar do âmbito doutrinal. O fato de a Fraternidade São Pio X não possuir uma posição canônica na Igreja não se baseia, ao fim e ao cabo, em razões disciplinares, mas doutrinais. Enquanto a Fraternidade não tiver uma posição canônica na Igreja, também os seus ministros não exercem ministérios legítimos na Igreja. Por conseguinte, é necessário distinguir o nível disciplinar, que diz respeito às pessoas enquanto tais, do nível doutrinal em que estão em questão o ministério e a instituição. Especificando uma vez mais: enquanto as questões relativas à doutrina não forem esclarecidas, a Fraternidade não possui qualquer estado canônico na Igreja, e os seus ministros – embora tenham sido libertos da punição eclesiástica – não exercem de modo legítimo qualquer ministério na Igreja.



À luz desta situação, é minha intenção unir, futuramente, a Comissão Pontifícia «Ecclesia Dei» – instituição competente desde 1988 para as comunidades e pessoas que, saídas da Fraternidade São Pio X ou de idênticas agregações, queiram voltar à plena comunhão com o Papa – à Congregação para a Doutrina da Fé. Deste modo torna-se claro que os problemas, que agora se devem tratar, são de natureza essencialmente doutrinal e dizem respeito sobretudo à aceitação do Concílio Vaticano II e do magistério pós-conciliar dos Papas. Os organismos colegiais pelos quais a Congregação estuda as questões que se lhe apresentam (especialmente a habitual reunião dos Cardeais às quartas-feiras e a Plenária anual ou bienal) garantem o envolvimento dos Prefeitos de várias Congregações romanas e dos representantes do episcopado mundial nas decisões a tomar. Não se pode congelar a autoridade magisterial da Igreja no ano de 1962: isto deve ser bem claro para a Fraternidade. Mas, a alguns daqueles que se destacam como grandes defensores do Concílio, deve também ser lembrado que o Vaticano II traz consigo toda a história doutrinal da Igreja. Quem quiser ser obediente ao Concílio, deve aceitar a fé professada no decurso dos séculos e não pode cortar as raízes de que vive a árvore.



Dito isto, espero, amados Irmãos, que tenham ficado claros tanto o significado positivo como os limites do provimento de 21 de Janeiro de 2009. Mas resta a questão: Tal provimento era necessário? Constituía verdadeiramente uma prioridade? Não há porventura coisas muito mais importantes? Certamente existem coisas mais importantes e mais urgentes. Penso ter evidenciado as prioridades do meu Pontificado nos discursos que pronunciei nos seus primórdios. Aquilo que disse então permanece inalteradamente a minha linha orientadora. A primeira prioridade para o Sucessor de Pedro foi fixada pelo Senhor, no Cenáculo, de maneira inequivocável: «Tu (…) confirma os teus irmãos» (Lc 22, 32). O próprio Pedro formulou, de um modo novo, esta prioridade na sua primeira Carta: «Estai sempre prontos a responder (…) a todo aquele que vos perguntar a razão da esperança que está em vós» (1 Pd 3, 15). No nosso tempo em que a fé, em vastas zonas da terra, corre o perigo de apagar-se como uma chama que já não recebe alimento, a prioridade que está acima de todas é tornar Deus presente neste mundo e abrir aos homens o acesso a Deus. Não a um deus qualquer, mas àquele Deus que falou no Sinai; àquele Deus cujo rosto reconhecemos no amor levado até ao extremo (cf. Jo 13, 1) em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. O verdadeiro problema neste momento da nossa história é que Deus possa desaparecer do horizonte dos homens e que, com o apagar-se da luz vinda de Deus, a humanidade seja surpreendida pela falta de orientação, cujos efeitos destrutivos se manifestam cada vez mais.



Conduzir os homens para Deus, para o Deus que fala na Bíblia: tal é a prioridade suprema e fundamental da Igreja e do Sucessor de Pedro neste tempo. Segue-se daqui, como consequência lógica, que devemos ter a peito a unidade dos crentes. De fato, a sua desunião, a sua contraposição interna põe em dúvida a credibilidade do seu falar de Deus. Por isso, o esforço em prol do testemunho comum de fé dos cristãos – em prol do ecumenismo – está incluído na prioridade suprema. A isto vem juntar-se a necessidade de que todos aqueles que crêem em Deus procurem juntos a paz, tentem aproximar-se uns dos outros a fim de caminharem juntos – embora na diversidade das suas imagens de Deus – para a fonte da Luz: é isto o diálogo inter-religioso. Quem anuncia Deus como Amor levado «até ao extremo» deve dar testemunho do amor: dedicar-se com amor aos doentes, afastar o ódio e a inimizade, tal é a dimensão social da fé cristã, de que falei na Encíclica Deus caritas est.



Em conclusão, se o árduo empenho em prol da fé, da esperança e do amor no mundo constitui neste momento (e, de formas diversas, sempre) a verdadeira prioridade para a Igreja, então fazem parte dele também as pequenas e médias reconciliações. O fato que o gesto submisso duma mão estendida tenha dado origem a um grande rumor, transformando-se precisamente assim no contrário duma reconciliação é um dado que devemos registrar. Mas eu pergunto agora: Verdadeiramente era e é errado ir, mesmo neste caso, ao encontro do irmão que «tem alguma coisa contra ti» (cf. Mt 5, 23s) e procurar a reconciliação? Não deve porventura a própria sociedade civil tentar prevenir as radicalizações e reintegrar os seus eventuais aderentes – na medida do possível – nas grandes forças que plasmam a vida social, para evitar a segregação deles com todas as suas consequências? Poderá ser totalmente errado o fato de se empenhar na dissolução de endurecimentos e de restrições, de modo a dar espaço a quanto nisso haja de positivo e de recuperável para o conjunto? Eu mesmo constatei, nos anos posteriores a 1988, como, graças ao seu regresso, se modificara o clima interno de comunidades antes separadas de Roma; como o regresso na grande e ampla Igreja comum fizera de tal modo superar posições unilaterais e abrandar inflexibilidades que depois resultaram forças positivas para o conjunto. Poderá deixar-nos totalmente indiferentes uma comunidade onde se encontram 491 sacerdotes, 215 seminaristas, 6 seminários, 88 escolas, 2 institutos universitários, 117 irmãos, 164 irmãs e milhares de fiéis? Verdadeiramente devemos com toda a tranquilidade deixá-los andar à deriva longe da Igreja? Penso, por exemplo, nos 491 sacerdotes: não podemos conhecer toda a trama das suas motivações; mas penso que não se teriam decidido pelo sacerdócio, se, a par de diversos elementos vesgos e combalidos, não tivesse havido o amor por Cristo e a vontade de anunciá-lo e, com Ele, o Deus vivo. Poderemos nós simplesmente excluí-los, enquanto representantes de um grupo marginal radical, da busca da reconciliação e da unidade? E depois que será deles?



É certo que, desde há muito tempo e novamente nesta ocasião concreta, ouvimos da boca de representantes daquela comunidade muitas coisas dissonantes: sobranceria e presunção, fixação em pontos unilaterais, etc. Em abono da verdade, devo acrescentar que também recebi uma série de comoventes testemunhos de gratidão, nos quais se vislumbrava uma abertura dos corações. Mas não deveria a grande Igreja permitir-se também de ser generosa, ciente da concepção ampla e fecunda que possui, ciente da promessa que lhe foi feita? Não deveremos nós, como bons educadores, ser capazes também de não reparar em diversas coisas não boas e diligenciar por arrastar para fora de mesquinhices? E não deveremos porventura admitir que, em ambientes da Igreja, também surgiu qualquer dissonância? Às vezes fica-se com a impressão de que a nossa sociedade tenha necessidade pelo menos de um grupo ao qual não conceda qualquer tolerância, contra o qual seja possível tranquilamente arremeter-se com aversão. E se alguém ousa aproximar-se do mesmo – do Papa, neste caso – perde também o direito à tolerância e pode de igual modo ser tratado com aversão sem temor nem decência.



Amados Irmãos, nos dias em que me veio à mente escrever-vos esta carta, deu-se o caso de, no Seminário Romano, ter de interpretar e comentar o texto de Gal 5, 13-15. Notei com surpresa o caráter imediato com que estas frases nos falam do momento atual: «Não abuseis da liberdade como pretexto para viverdes segundo a carne; mas, pela caridade, colocai-vos ao serviço uns dos outros, porque toda a lei se resume nesta palavra: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais mutuamente, tomai cuidado em não vos destruirdes uns aos outros». Sempre tive a propensão de considerar esta frase como um daqueles exageros retóricos que às vezes se encontram em São Paulo. E, sob certos aspectos, pode ser assim. Mas, infelizmente, este «morder e devorar» existe também hoje na Igreja como expressão duma liberdade mal interpretada. Porventura será motivo de surpresa saber que nós também não somos melhores do que os Gálatas? Que pelo menos estamos ameaçados pelas mesmas tentações? Que temos de aprender sempre de novo o reto uso da liberdade? E que devemos aprender sem cessar a prioridade suprema: o amor? No dia em que falei disto no Seminário Maior, celebrava-se em Roma a festa de Nossa Senhora da Confiança. De fato, Maria ensina-nos a confiança. Conduz-nos ao Filho, de Quem todos nós podemos fiar-nos. Ele guiar-nos-á, mesmo em tempos turbulentos. Deste modo quero agradecer de coração aos numerosos Bispos que, neste período, me deram comoventes provas de confiança e afeto, e, sobretudo me asseguraram a sua oração. Este agradecimento vale também para todos os fiéis que, neste tempo, testemunharam a sua inalterável fidelidade para com o Sucessor de São Pedro. O Senhor nos proteja a todos nós e nos conduza pelo caminho da paz. Tais são os votos que espontaneamente me brotam do coração neste início da Quaresma, tempo litúrgico particularmente favorável à purificação interior, que nos convida a todos a olhar com renovada esperança para a meta luminosa da Páscoa.
Com uma especial Bênção Apostólica, me confirmo vosso no Senhor.»

33 comentários:

Ver para crer disse...

Leio na Ecclesia que os Lefebvrianos respondem à Carta que o Papa escreveu aos Bispos Católicos dizendo:
«A Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) respondeu ontem à carta que o Papa enviou aos Bispos do todo o mundo, para explicar a remissão da excomunhão aos quatro Bispos que foram ordenados pelo Arcebispo Lefebvre, em 1988, sem mandato da Santa Sé.

O Superior da FSSPX, D. Bernard Fellay, um dos Bispos abrangidos pela remissão da excomunhão, assegura que os lefebvrianos "pretendem participar no debate doutrinário considerado 'necessário' pelo decreto de 21 de Janeiro", no desejo de servir “a Verdade revelada, que é a primeira caridade que deve ser manifestada nos conflitos entre todos os homens, cristãos e não-cristãos".


A missiva assegura “oração” a Bento XVI, “para que a sua fé não vacile e que ele possa confirmar todos os seus irmãos".


"Confiamos os debates doutrinários à protecção da Nossa Senhora da Confiança, com a certeza que terá a graça de transmitir fielmente aquilo que recebemos", aponta D. Fellay.


Em resposta a um reparo de Bento XVI, a FSSPX diz que “longe de querer parar a Tradição em 1962, queremos considerar o II Concílio do Vaticano e o magistério pós-conciliar à luz dessa Tradição”.



A Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) respondeu ontem à carta que o Papa enviou aos Bispos do todo o mundo, para explicar a remissão da excomunhão aos quatro Bispos que foram ordenados pelo Arcebispo Lefebvre, em 1988, sem mandato da Santa Sé.

O Superior da FSSPX, D. Bernard Fellay, um dos Bispos abrangidos pela remissão da excomunhão, assegura que os lefebvrianos "pretendem participar no debate doutrinário considerado 'necessário' pelo decreto de 21 de Janeiro", no desejo de servir “a Verdade revelada, que é a primeira caridade que deve ser manifestada nos conflitos entre todos os homens, cristãos e não-cristãos".


A missiva assegura “oração” a Bento XVI, “para que a sua fé não vacile e que ele possa confirmar todos os seus irmãos".


"Confiamos os debates doutrinários à protecção da Nossa Senhora da Confiança, com a certeza que terá a graça de transmitir fielmente aquilo que recebemos", aponta D. Fellay.


Em resposta a um reparo de Bento XVI, a FSSPX diz que “longe de querer parar a Tradição em 1962, queremos considerar o II Concílio do Vaticano e o magistério pós-conciliar à luz dessa Tradição”.»

joaquim disse...

Uma carta exemplarmente doutrinal e sobretudo de uma grande humildade.

Que os jornalistas misturem assuntos para introduzirem a polémica, até se percebe, embora não o aceite, mas as mulheres e os homens da Igreja, fazê-lo também, atacando o Papa, não tem sentido e é falta de comunhão que apenas pode levar á divisão.

Ou então é mesmo ignorância e leitura enviesada dos documentos referidos.

Abraço amigo em Cristo

Anónimo disse...

Quantos teólogos não podem ensinar em Universidades Católicas porque tem uma opinião diferente da oficial àcerca desta ou daquela matéria... Vão ser readmitidos?
Quantos padres não podem exercer o seu ministério por causa de uma mera lei disciplinar... vai ser mudada?
Quantos homens e mulheres gostariam de participar plenamente na Igreja, mas devido à sua situação pessoal estão excluídos... quem lhe apresenta soluções?
Quantos bispos são escolhidos sem ter em conta o povo onde vão desempenhar a sua missão (escolha de bispos auxiliares)... vai ser mudada a maneira de os escolher?
Afinal neste caso houve muitos erros, não do Papa, mas daqueles que tinham responsabilidade de assessorá-lo... o que lhes vai acontecer? Porque não o informaram correctamente, porque não tentaram precaver e explicar convenientemente a opinião pública àcerca das implicações juridicas e eclesiais da remissão da pena de excomunhão? Porque não se dialogou com o colégio episcopal de todo o mundo para oscultar sensibilidades... afinal não foram só simples leigos que manifestaram as suas reticências (Conferencias Episcopais, Cardeais, Bispos, padres e milhares de cristãos)...
O lado positivo desta crise são as conclusões para o futuro: é preciso que as instituições de comunhão funcionem verdadeiramente (os Conselhos pastorais, os Conselhos Presbiterais, as Conferencias Episcopais, os Dicastérios...).
Valia a pena pensar nisto!

Caros Amigos disse...

"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”(Lc 10,16).

O papa e os Bispos são os sucessores dos Apóstolos. É a eles que o Espírito Santo conduz para guiarem a Sua Igreja.

Marlene Maravilha disse...

Passei para deixar um abraco!

Anónimo disse...

[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin[/url] provides you with a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-money-maker/]Club Penguin Money Maker[/url] that permits you to gain a lot of coins in Club Penguin.
[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] also provides you with [url=http://cpcheat.org/club-penguin-trackers/]Club Penguin Trackers[/url] such as a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-aunt-arctic-tracker/]Club Penguin Aunt Arctic Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-cadence-tracker/]Club Penguin Cadence Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-gary-tracker/]Club Penguin Gary Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-band-tracker/]Club Penguin Band Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-rockhopper-tracker/]Club Penguin Rockhopper Tracker[/url], and a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-sensei-tracker/]Club Penguin Sensei Tracker[/url].
Last,[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Cheats[/url] gives you [url=http://cpcheat.org/club-penguin-bots/]Club Penguin Bots[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Mission Cheats[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Coin Cheats[/url]

Anónimo disse...

Wanna Get HIGH? Running out of Supply? Then Check Out My Shit!
>>>>> http://bestlegalhighsdrugs.info <<<<
If you have questions, you can email my boy at online.mentor [at] gmail.com


[size=1] IGNORE THIS----------------------------
amahita muscari legal consequences of cocaine [url=http://bestlegalhighsdrugs.info] legal herbs [/url] ammanita muscatia evstasy pilsl [url=http://buybudshoplegalherbs.info] bud shop[/url] pure columbian cocaine amankta nuscaria [url=HTTP://BUYINGMARIJUANASALE.INFO] Marijuana Sale [/url] Gamma butyrolactone buf alvarisu [url=HTTP://BUYLEGALBUDSCOMREVIEWS.INFO] do legal buds [/url] Cheap Salvia Divinorum Extract eastern european amanita muscaria [url=HTTP://CANNABISHIGH-PILLSHIGH.INFO] Ganja Effects[/url] savlia dviinorum ashish [url=HTTP://HOWTOBUYWEED-BUYINGWEED.INFO] purchasing ganja[/url] aayahuasca melampodium [url=http://legalbud.drugreviews.info] legalbuds [/url]

full spectrum kratom tincture ice meth drug [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weed [/url] salviia divinourm maanita musscaria [url=http://buysalvia.lamodalatina.com] purchase salvia divinorum[/url] ecstays pilld how hashish

salvia landscape use amaanita mjscaria [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weed [/url] fruiting mushrooms kratom 15 [url=http://buysalviacheap.com] get salvia[/url] Honey Blonde smoke salvia
[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height improvement[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
height increase - http://guaranteedheightincrease.info
[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis enlargement[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
proven penis enhancement - http://provenpenisenlargement.info/
[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care techniques[/url] - http://provenskincareadvice.info/
skin care techniques - http://provenskincareadvice.info/
[url=http://getrichgambling.info/]get money gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
get riches gambling - http://getrichgambling.info/
[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreak[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
herpes outbreaks - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]stop premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
stop premature ejaculation - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]mobile phones on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
mobile phone for sale - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] international oddities review[/url]
international oddities scam
[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]review of dro buds [/url]
review of dro bud
[url=http://bestacnetreatmentreviews.info] acne treatment review[/url] http://bestacnetreatmentreviews.info
best acne treatment review http://bestacnetreatmentreviews.info
[url=HTTP://LEARN-HYPNOSIS-ONLINE.INFO]learn hypnotism online[/url]
learn hypnotism online

Anónimo disse...

Hello,

I'm spending my time here for the kids of Haiti.

I'm at this site for a non-profit organization that gives time to
building oppurtunities for the kids in haiti. If anyone wants to help then do so here:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They give children in Haiti a positive learning environment.

Yes, they're real.

Please give

Anónimo disse...

Hi,
We are representing Hair Loss news. We manage plenty of internet sites, and we found your internet site trought the net. We are wondering if you need to exchange links with us. Actualy we are on the lookout for links to our websites, if you are interested please visit our site, on the right menu you may find the catalog link, there you can submit your internet site and exchange links with us...
Our website pages are superb ranked, and they'll be better in the following days...
Thank you very much, and I'm sorry if i put the information in a wrong place, that because I couldn't find the contact link..
Best regards
Keepingmyhair Staff.
[url=http://www.keepingmyhair.com/contactus]Hair loss news[/url]

Anónimo disse...

Hello there people, I just signed up on this awesome online community and wanted to say hi there! Have a impressive day!

Anónimo disse...

megan fox as child, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megn fox naked[/url] megan fox biography
kim kardashian and ray j video free, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian sex tape with ray j[/url] kim kardashian weight loss
talor swift lyrics, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]sing like taylor swift[/url] what does a taylor swift autograph look like
hannah montana quizzes, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]a cross over hannah montana[/url] hannah montana play house fun house
harry potter movies, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter toy broomstick girl[/url] harry potter and the ring of the ancients
what to wear on cruises, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]cruise flying into puerto rico and going to st thomas aruba[/url] all the right moves tom cruise
how old is justin bieber bithday, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin biebers[/url] information about justin bieber
britney spears baja la falda sin nada, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]brunette britney spears[/url] britney spears song 3
megan fox height, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]hot naked megan fox pictures[/url] megan fox sexy outtakes

Anónimo disse...

Greets everyone!

I just wanted to say hi to everyone

See you later

[URL=http://www.vpnclient.us][IMG]http://openvpn.net/archive/openvpn-users/2005-05/pngd55nFojmJX.png[/IMG][/URL]

Anónimo disse...

hi everybody


great forum lots of lovely people just what i need


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

No Deposit Bonus. This is simply free money. Honest online casinos will offer free casino chips with no strings attached, simply to attract people to play at their virtual tables. There will sometimes be minor strings attached. For example, the casino may ask for credit card details up front. Always read the terms.


3. He analyzed the casino bonuses one by one and maximized his starting position. Almost all of the casinos offer an initial deposit bonus. Some even offer a second and third deposit bonus. On all of these promotions there are limits as to how much they allow as a bonus. In this case study the client played on all three deposit bonuses. First Deposit: 100% up to $150. Needless to say his first casino deposit was $150 (via Neteller) Second Deposit: 50% up to $150. His second deposit was $300 (via Neteller) giving him a bonus of $150. Again, he maximized his bonus allotment. Third Deposit: 75% up to $75. He deposited $100 (via Neteller) for a $75 bonus. In addition to the deposit bounses there was a Neteller deposit bouns. Neteller Deposit Bonus: Neteller bonus is a fixed 10% on all Neteller deposits. His total deposit was $550. So his bonus was $55.
[url=http://www.onlinecasinos5.com]online casino bonus[/url]
[img]http://www.bodog.com/publish/etc/medialib/bodogcom_media_lib/home-page-logo.Par.68918.Image.gif[/img]
- Understand the set-up of the game on the site you're visiting. Make sure you know what you're clicking and why. It can be very confusing with all the bells and whistles and buttons flashing at you. Know the function of anything you click. If you cannot navigate your way around the game properly, use support tools the site may offer.

Beginner's Route to Online Casinos
The online casinos are a great source of entertainment and fun. That said, there are a number of things you should take into consideration before playing. Choosing the right casino should be your first step in your quest for a great gaming experience online. As such, choosing the right casino will lead you to have a lot of fun and also win at the same time. If you find yourself with a pathetic online casino, you are bound to run into a lot of problems with poor graphics low-wage outs.



3. A whole lot of people visit traditional casinos and yet end up playing only the slot games because they are so simple and they stay away from the games that give the real thrills and spills. When you play on an online casino all the rules of all the games are bang in front of you, and all you have to do is read them and start playing whatever you like!

Anónimo disse...

if you guys hoping in the maintenance of straits to equity to [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmaceutics seeking generic drugs.
you can ruin into uncover drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the gaekwar of baroda [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

[url=http://www.watchtruebloodseason3.net][img]http://cdn.blinkx.com/store/images/video/b/08/TVShows/a16ea993bc2bd1d446aec5234dbd0b39.jpg[/img][/url]

Hello Boys & Girls

You guys probably all love True Blood , i came across this great where you already can watch the third episode of season 3 .
Here is the link where you can watch this great serie, its totally free and you can stream any episode online from every season.

Let me hear what you thing

[url=http://www.watchtruebloodseason3.net] Watch True Blood Season 2 Online [/url]

[url=http://www.watchtruebloodseason3.net][img]http://images.cucirca.com/tvshows/True-Blood.jpg[/img][/url]

Anónimo disse...

Everything about horse betting

Several states have enacted legislation allowing slot machines and other forms of gaming on-track. Tracks such as Mountaineer have used this additional source of revenue to improve their facilities, increase their purses and upgrade their overall level of racing. This legislation has also made it attractive for casino owners, such as Harrah's, to purchase and operate horse racing venues as a part of their business strategy.
[url=http://www.pulsebet.com]horse racing systems[/url]
In the United States, races can occur on flat surfaces of either dirt or grass, generally for thoroughbred racing. Other tracks offer quarter horse racing]] and harness racing. The best events in US horse racing have been Kentucky Derby, which, together with the Preakness Stakes and the Belmont Stakes, form the Triple Crown for three-year-olds. However, in recent years the Breeders' Cup races, held at the end of the year, have been challenging the Triple Crown events, held early in.


Another significant aspect is the shortness of time between races. Most stakes graded horses of today run with 30 to 60 days off between races, but Triple Crown contenders must run 3 grueling races within the span of 35 days. Notably Sir Barton, the first Triple Crown winner, won the Preakness only 4 days after winning the Kentucky Derby while today's challengers do have 14 days between the two races.

[url=http://www.pulsebet.com]bet on the derby[/url]
As the field takes shape for the 131st running of the Preakness Stakes this Saturday, the question on everyone's minds is do we finally have a horse that can win the Triple Crown?

Anónimo disse...

The game began well for Real Madrid, with strong energy in the players. Kaka was the first to make an attempt, but the goal was denied by Lyon goalkeeper Hugo Lloris. Only five minutes later, Cristiano Ronaldo took a pass from Gutis to the left and made a left-footed shot that ended up in Lyon’s net, setting the score 1-0 in the game and 1-1 in the aggregate. [url=http://www.pulsebet.com]real madrid fotos[/url] With this victory, Real Madrid is focusing on their next match against Osasuna, which will be held on May 2nd. During their last match on January 3rd, neither of the two could obtain the victory; the game ended 0-0. Now, this game will be key for both squads; the Whites would be closer to surpassing Barça to obtain the La Liga title, which they haven’t won in two seasons. On the other hand, Osasuna, which tied their last game against Athletic Bilbao, are trying to add a triumph and surpass Espanyol in the 11th place of the standings. If Osasuna end in 11th or 10th place this season, it will be the best position they have achieve in four seasons.
bet football
Minutes later, however, the Argentine Nicolas Young suffered a twist in his right knee, forcing him to retire from the game with seconds left in the first half. With the injury, the half ended at 2-0. [url=http://www.pulsebet.com]cristiano ronaldo[/url] Real Madrid’s first goal came early, during the second minute of the game, as Cristiano Ronaldo turned on the halfway line brilliantly, escaping the attention of marker Angel Lopez. He was unstoppable as he ran to the penalty area, dodging two defenders before kicking a low shot 20 yards to pass Diego Lopez.

Anónimo disse...

I developed a Starcraft II site found here:

[url=http://www.thedarkshrine.com]Starcraft 2[/url]
http://www.thedarkshrine.com

I am going to be putting on many things to the site, such as replays, vods, maps, fpvods, live streams, tools, esports info and a lot more. There is a wiki there and really could use helpers to assist. I hope you fellas can register as my goal is for this site to be one of the coolest SC2 sites online. Please register soon as there will be a tourney. If you have any suggestions please feel free to let me know!

Thanks. Great forum by the way!

Anónimo disse...

I am not so teachable to be efficient to put together exceptional stuff like you do but I am trying to pay it back so hoepfully this will donate you a smile or make you snigger or at the very least give you a thought for the day? :

I hit the CTRL key but I'm still not in control!



http://therookiewall.com/blog/2010/10/11/demarcus-cousins-takes-shot-at-nets%e2%80%99-derrick-favors

Anónimo disse...

Celexa is considered to be the best of the medications that fall within its classification of selective serotonin reuptake inhibitors. Celexa prevents the nerve cells in the brain from taking back all of the serotonin causing the balance to be restored. http://www.annasarabia.com/ - order celexa It is estimated that as much as 10% of the population is suffering from or recovering from depression at any point in time. Dosing for Celexa can be started at a very low level and gradually increased in order to make sure that the smallest effective dose is used and that any side effects that may be present are kept to a minimum.

Anónimo disse...

buy xanax online forum xanax liver damage - buy alprazolam argentina

Anónimo disse...

Post96, http://www.arlo.net/massacree/ buy viagra online, ftyv5, http://www.arlo.net/fccgb/ viagra without prescription, muus7, http://www.arlo.net/fccgb/notes/ generic viagra uk, spgw3, http://www.arlo.net/bytes/ viagra cheap, wbot8, http://www.arlo.net/live/ viagra for sale

Anónimo disse...

I tend not to lеaѵe а rеѕρonse, but I glаnceԁ
thгοugh sοme remarkѕ hеre "Uma Carta que vale a pena reflectir".
I actually dо haѵе a couρle of queѕtіonѕ for уou if уоu do not mіnd.
Could it be ϳust me oг do some оf
the remaгκs loоk like they aгe coming from brаin dead
pеοplе? :-P And, if you аre poѕting on
additiοnal onlіne ѕосіal sіtes, I ωould like to follоω you.

Could you lіst οf all of all your social sites liκe youг Fаceboοk page, twittеr fеeԁ, οr lіnkeԁin profilе?


Feel free tо vіsit my blog :: best online payday loans
My site :: Online Payday oan

Anónimo disse...

top [url=http://sweden-online-casino.com/]casino games[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino las vegas[/url] unshackled no store perk at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casinos
[/url].

Anónimo disse...

The article pгоvidеs еstablіshеd helpful
tο me personallу. It’s quitе useful аnd you're certainly quite knowledgeable of this type. You have got popped our eye for you to different views on this kind of subject together with intriguing, notable and solid content.

Here is my web page phentermine
My weblog : phentermine

Anónimo disse...

Youг own artiсle provides proven useful tο
myѕelf. It’s reallу informative and you're certainly extremely experienced in this field. You have popped our face for you to varying views on this kind of subject together with intriquing, notable and sound written content.
My blog post : phentermine

Anónimo disse...

The аrticle prοvides verifіеd beneficial to mysеlf.

It’ѕ quite еԁucаtional and you're simply obviously very knowledgeable of this type. You have got opened up my face in order to numerous thoughts about this subject together with intriguing, notable and strong written content.

Feel free to surf to my weblog ... Valium Online
Here is my blog :: buy Valium

Anónimo disse...

5. Sorcerer (1977) William FriedkinSorcerer, based on a 1950 French novel, concerns a group of social outcasts tasked with transporting nitroglycerin through South American jungles in order to put out an oil fire. If its title gave you the impression that it might have something to do with magic or the supernatural, then you can imagine how confused some of its potential audience members were, especially those who [url=http://www.paulsmithsunny.com/]ポールスミス(Paul Smith)[/url] ポールスミス通販 http://www.paulsmithsunny.com/ knew of director William Friedkin mainly [url=http://www.paulsmithland.com/]ポールスミス アウトレット[/url]ポールスミス 時計 http://www.paulsmithland.com/ from his previous feature, 1973 [url=http://www.paulsmithcity.com/]ポールスミス 財布[/url] ポールスミスバッグ http://www.paulsmithcity.com/ The Exorcist.


Anónimo disse...

Hiya! I just would like to give a huge thumbs up for the good info you have right
here on this post. I might be coming again to your weblog for
more soon.

My web-site iphone travel apps review

Anónimo disse...

Hi there! I just wish to give an enormous thumbs up for the great data you will have right here on this post.
I shall be coming again to your weblog for
extra soon.

my site :: ikea australia kitchen island

Anónimo disse...

Hiya! I simply would like to give a huge thumbs up for the nice info you’ve gotten here on
this post. I shall be coming again to your blog for extra soon.


Here is my weblog - usb music keyboard 88 keys

Anónimo disse...

Hey! I simply wish to give an enormous thumbs up for the great data you’ve gotten here on this post.
I will probably be coming back to your blog for extra soon.


Visit my homepage ... lowes jobs wichita ks