sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Estará a religião em crise?


Há algumas notícias surpreendentes. E a seguinte é uma delas. Informam as agências noticiosas que o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, vai converter-se ao catolicismo, abandonando o anglicanismo, após deixar o governo no próximo dia 27 de Junho. E dizem que a notícia tem como fonte o sacerdote católico Michael Seed, que já esteve na origem de outras conversões de figuras gradas da Inglaterra.
Contactado pelo jornal, o padre Seed não negou ter feito esse comentário, mas especificou que não sabia se Blair será recebido «formalmente» no seio da Igreja Católica, para o que teria que participar numa cerimónia conhecida como o rito de iniciação cristã para os adultos, seguida da confirmação e da comunhão.
«Ele vai à missa católica todos os domingos. Vai sozinho quando está no estrangeiro, e não se limita a fazê-lo quando está na companhia da sua mulher e dos seus filhos», explicou aquele sacerdote.
Outra fonte da Igreja consultada pelo jornal precisou que Blair já é católico «de desejo» e não necessita como tal de uma conversão formal.
Afinal não é apenas o novo Presidente da França que acha que a religião é fundamental e que “hoje em dia é mais importante abrir lugares de culto nas grandes áreas urbanas que inaugurar lugares desportivos".
Se nos limitarmos a ouvir o que dizem “os fazedores de opinião”, podemos pensar que a Igreja Católica vive mergulhada numa grande crise – uns deixam de praticar, outros mudam-se para novas seitas. Mas a realidade é bem diferente. Na maior parte dos países a Igreja Católica está a crescer e as estatísticas confirmam-no.
Ainda há pouco publicámos uma notícia vinda da América:
”Um recente estudo feito a pedido da Conferência Episcopal da Califórnia mostra que a população católica está a crescer a um ritmo três vezes superior à não católica. Em todos os Estados Unidos, a situação é semelhante, embora sem chegar às espectaculares cifras da Califórnia. Por este andar, prevêem-se, para 2025, uns oitenta e três milhões de católicos, em toda a América do Norte”.
Mesmo em Portugal, os jornais noticiaram que ainda no Domingo, 20 de Maio, as estradas de acesso a Fátima entupiram quase como o tinham feito em 13 de Maio. E esperam-se grandes enchentes todos os Domingos, sobretudo em 10 de Junho.